Search
booked.net

Diva da Bossa Nova: Leila Pinheiro é a principal atração do encerramento do ‘Amazonas Green Jazz Festival’

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

Uma das maiores cantoras e pianistas brasileiras de todos os tempos, Leila Pinheiro, é a principal atração do encerramento do Amazonas Green Jazz Festival, que acontece neste sábado, dia 30, no Teatro Amazonas. Leila irá se apresentar junto com a Amazonas Band e haverá ainda apresentações de Aaron Parks, com o seu projeto Little Big.

Leila Pinheiro não vem ao Estado há mais de sete anos e promete um show histórico ao lado da Amazonas Band. Ela possui mais de 40 anos de carreira e é conhecida por unir suas composições próprias com clássicos da Música Popular Brasileira (MPB), como sucessos de Chico Buarque, Gonzaguinha, Roberto Carlos e Guilherme Arantes.

A programação completa do festival pode ser conferida no site www.amazonasgreenjazzfestival.com.br. O evento também está realizando palestras e workshops gratuitos; a Casa do Jazz com funcionamento diário, das 9h às 21h, no Largo São Sebastião; e o Lounge do Restaurante Belle Époque, que fica na varanda do Teatro Amazonas, aberto até o próximo sábado, dia 30 de julho, das 17h às 00h.

Ela aprendeu a tocar piano aos 10 anos, coleciona muitos prêmios da música, é conhecida como a diva da Bossa Nova, possui mais de 25 CDs e três DVDs, e já fez turnês pelos Estados Unidos, Europa, Japão, Coréia do Sul e muitos outros locais.

Foto: Divulgação

SOBRE LEILA PINHEIRO

Estrela do primeiro time da música popular brasileira, Leila Pinheiro é intérprete, compositora e pianista. Começou a estudar piano aos dez anos de idade.

Aos vinte, desiste da faculdade de Medicina e realiza seu primeiro espetáculo, Sinal de Partida, em outubro de 1980, em Belém, sua cidade natal, onde estreou como cantora. Em maio de 1981, passa a morar no Rio de Janeiro e grava seu primeiro LP de maneira independente com produção de Raimundo Bittencourt.

Excursionou com o Zimbo Trio em shows pelo exterior em 1984, mas o sucesso veio na verdade em 1985, quando ganhou o prêmio de cantora-revelação no Festival dos Festivais, da TV Globo, onde defendeu o samba Verde – de Eduardo Gudin e José Carlos Costa Neto – seu primeiro sucesso radiofônico. Músicos da grandeza do maestro Tom Jobim, do cantor e compositor Chico Buarque, do violonista Toninho Horta, do guitarrista americano Pat Metheny e dos também pianistas e compositores Francis Hime, Ivan Lins e João Donato participaram de seus trabalhos.

Seu CD “Benção, bossa nova” (1989), celebrou as três décadas da bossa no Brasil e no Japão, com Leila e um de seus maiores criadores – Roberto Menescal. “Coisas do Brasil” (1993), produzido pelo pianista Cesar Camargo Mariano, e “Catavento e Girassol” (1996), com as parcerias de Guinga e Aldir Blanc, são três grandes referências da intérprete, suas escolhas e parceiros. Em seus 41anos de vitoriosa carreira, Leila Pinheiro gravou 23 CDs e três DVDs, tendo acumulado importantes prêmios interpretando o cancioneiro brasileiro clássico, apresentando novos compositores e fazendo releituras de sucessos populares de todos os gêneros em seus álbuns e shows nos quatro cantos do mundo. O ecletismo e a amplitude do seu talento consagram-na como uma das cantoras de maior prestígio da música brasileira.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.