Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) deu início, nesta quinta-feira (15), à distribuição das doses da vacina contra a dengue para as Secretarias Municipais de Saúde. O estado recebeu um total de 78.760 doses, e Manaus se destaca como o primeiro município a retirar os imunizantes.
A chegada das doses ao Amazonas ocorreu no último sábado (10), como parte de uma estratégia complementar do Ministério da Saúde no combate à doença. Este importante passo na distribuição reforça a mobilização para a imunização e o enfrentamento eficaz da dengue na região.
Municípios:
- Manaus,
- Iranduba,
- Presidente Figueiredo,
- Rio Preto da Eva,
- Barcelos,
- São Gabriel da Cachoeira,
- Careiro,
- Nova Olinda do Norte,
- Manaquiri,
- Santa Isabel do Rio Negro,
- Autazes,
- Careiro da Várzea.
A distribuição das doses da vacina ocorre mediante agendamento das Secretarias Municipais de Saúde em conjunto com a FVS, por meio da Gerência de Imunização.
Essa ação engloba municípios situados na região Manaus, entorno e Alto Rio Negro, uma área de saúde sujeita à análise da equipe do Ministério da Saúde para a efetivação do recebimento das doses.
Nesta fase inicial, a vacinação será direcionada a crianças de 10 e 11 anos. O esquema vacinal consistirá em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.
Em relação aos casos de dengue, a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) registrou, no período de 1º de janeiro até a presente quinta-feira (15), 1.374 casos confirmados por critérios laboratoriais e clínico-epidemiológicos no Amazonas.
Na capital, a Secretaria Municipal de Saúde informou a confirmação de 820 casos, com 2.012 em investigação até o dia 3 de fevereiro. Além disso, o Amazonas contabiliza três mortes em investigação pela doença, conforme dados do Ministério da Saúde, com registros nos municípios de Coari, Lábrea e Manaus.