*Da Redação – Dia a Dia On-line
Nas eleições municipais deste ano, quatro deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) estão na disputa por cargos majoritários na capital e no interior do Amazonas e isso promete uma ‘dança das cadeiras’ no parlamento estadual. São eles: Wilker Barreto (Podemos), Cabo Maciel (PL), Ricardo Nicolau(PSD) e Augusto Ferraz (DEM), todos com mandatos.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem quatro nomes de suplentes que podem assumir vagas de deputado estadual, dependendo dos resultados das Eleições Municipais 2020.
O deputado Wilker Barreto é candidato a vice-prefeito de Manaus na chapa formada com Amazonino Mendes (Podemos), que vem liderando nas pesquisas eleitorais.
Já Ricardo Nicolau (PSD) concorre a prefeito da capital, tendo como vice George Lins (PP).
Se o deputado estadual Wilker Barreto conquistar a vaga para a qual se candidatou, quem assume seu lugar na Assembleia Legislativa é o major Fábio Huss (PSL), que também concorre nestas eleições para vereador de Manaus.
De acordo com os dados do TSE, nas eleições de 2018, Huss recebeu 16.180 votos e ficou como primeiro suplente pela chapa PHS, PTB E PSL.
Outros parlamentares estaduais que concorrem a prefeitura, mas do interior do Estado, são: Cabo Maciel (PL), que concorre a prefeito de Itacoatiara e tem como vice Elenize Holanda (PL), e Augusto Ferraz (DEM), que disputa a Prefeitura de Iranduba e forma chapa com Robson Adriel (Republicanos) para vice-prefeito.
Caso o deputado Cabo Maciel seja eleito prefeito de Itacoatiara, o ex-deputado Wanderley Dallas (SD) assume como primeiro suplente, já que recebeu 15.098 votos nas últimas eleições estaduais na chapa PR, PP, PPL e SD.
A maior chance para assumir uma vaga na Aleam é da ex-primeira-dama do Amazonas Nejmi Aziz (PSD), que recebeu 19.959 votos nas eleições de 2018 e ficou como primeira suplente na chapa PSD, PRB e DEM.
Desta forma, se Ricardo Nicolau ou Augusto Ferraz forem eleitos, automaticamente quem assume uma das vagas é a ex-primeira-dama. Depois dela, quem está como segundo suplente da chapa é Tony Medeiros (PSD), caso os dois sejam eleitos.
Parlamento federal e municipal
Na Câmara Federal, nas eleições deste ano, dois deputados federais estão na disputa pela Prefeitura de Manaus: Capitão Alberto Neto (Republicanos) e José Ricardo (PT). Já na Câmara Municipal de Manaus, Chico Preto (DC), deixou de disputar mais um mandato como vereador para tentar a vaga no Executivo Municipal.