*Lucas dos Santos, da Redação Dia a Dia Notícia
O vereador de Manaus Rodrigo Guedes (PSC), diretor do São Raimundo Esporte Clube, informou que pedirá uma investigação criminal contra um torcedor flagrado com uma águia nazista tatuada nas costas. O caso ocorreu no último domingo, durante a estreia do clube na série D do Campeonato Brasileiro no estádio da Colina.
Nas redes sociais, o vereador afirmou que o clube ainda não identificou o torcedor, “mas se identificarmos, estará banido do nosso estádio”. O parlamentar também criticou as “passadas de pano” de outras pessoas quanto à tatuagem nazista.
Obviamente que não demoraria para aparecer as passadas de pano: “acho que ele nem sabe que é o simbolo nazista”. Ah Sim, com certeza pq essa Águia c todos detalhes nazistas é vista no ônibus, no metrô, nos órgãos públicos, na figurinha do pokemon ne?! Tudo uma grande coincidência
— RodrigoGuedesAm (@RodrigoGuedesam) April 18, 2022
Após a repercussão do caso, o clube emitiu uma nota oficial condenando o torcedor e proibindo sua entrada em dias de jogos do time.
Simbologia nazista
Associada ao poder de deuses, reis e imperadores, a águia foi usada como símbolo por muitos povos ao longo da história. O animal foi o símbolo do antigo Império Romano, bem como dos reinos que o sucederam.
A ideologia nazista absorveu o símbolo para dentro da cultura do Terceiro Reich. O símbolo oficial da Alemanha Nazista era uma grande águia em cima de uma suástica torcida. O regime buscava demonstrar a suposta superioridade da “raça ariana” sobre todas as outras.