Search
booked.net
Search
Close this search box.

Dieta do Mediterrâneo já ouviu falar?

A dieta mediterrânea é um tipo de alimentação saudável que prioriza o consumo de alimentos frescos e naturais de preferência orgânico, baseando-se nos sabores e tradições da região mediterrânea, o que traz benefícios para a saúde de uma forma geral, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e doenças degenerativas.

Esse tipo de alimentação inclui azeite de oliva, frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, sementes, frutos secos e peixes, sendo também importante evitar o consumo de alimentos industrializados nocivos para a saúde, como salsichas, salgados, alimentos congelados e pré-prontos.

Seus principais benefícios da dieta mediterrânea são:

Menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e outros problemas de saúde, como Parkinson e Alzheimer;
Ajuda a prevenir o câncer, principalmente o de esôfago, estômago, ovário e mama;
Proteger o corpo da aterosclerose e da trombose;
Ajudar a reduzir a dor, a rigidez e a atividade da doença em pessoas com artrite inflamatória;
É uma opção mais econômica e sustentável, já que utiliza frutos e vegetais frescos da estação;
Poderia prevenir o desenvolvimento de asma e rinite alérgica, de forma precoce, em crianças;
É um tipo de dieta mais completa nutricionalmente, proporcionando uma maior quantidade de vitaminas e minerais, diferentemente dos alimentos industrializados;
Ajuda a diminuir o peso naturalmente, pois é uma dieta com alto teor de fibras, alimentos naturais e gorduras boas, além de melhorar o metabolismo, o que favorece o controle do peso;
Ajuda a variar mais a alimentação, sendo bom para o paladar das crianças, fazendo com que seja mais fácil que elas comam legumes, verduras e saladas.
Para seguir realmente o estilo de vida da dieta mediterrânea deve-se consumir diariamente alimentos de origem vegetal, frescos, pouco processados, sazonais e locais.

Além disso, essa dieta restringe os óleos hidrogenados e as carnes vermelhas. E até contempla o vinho tinto, desde que ingerido em quantidade moderada.

Só que muitos brasileiros reclamam que nem sempre dá para se guiar por esse menu, seja pela dificuldade de encontrar alguns ingredientes, seja pelo preço mesmo. Mas digo que é possível substituir alimentos e costumes por versões nacionais e colher seus benefícios. Vamos aos preceitos da dieta mediterrânea, agora adaptados à nossa realidade.

Por Anny Melo

 

Nutricionista – CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM. Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínicos e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM. Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação Médica Brasileira de Prática Ortomolecular. Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no tratogastronitestinais com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.