O turismo no Amazonas surpreende a todos por apresentar paisagens belíssimas com uma natureza exuberante, fauna e flora diversificada, um povo acolhedor e uma gastronomia com sabor único! Quem vai ao Estado volta apaixonado por tudo. Por isso, separamos algumas dicas para você conhecer quando estiver na capital da Amazônia.
Passeios fluviais
As agências de turismo oferecem diversos passeios. O mais famoso é um Tour Fluvial realizado de barco ou lancha, onde o turista pode conhecer o Encontro das Águas, com as águas do Rio Negro e do Rio Solimões, que não se misturam formando um fenômeno incrível da natureza; o Parque Ecológico do Janauary com trilha feita por pontes de madeiras para observar macacos e conhecer um lago com Vitória Régia; parada em um restaurante flutuante para o almoço com a culinária regional; conhecer o manejo do pirarucu, considerado um dos maiores peixes de água doce; e visitar uma tribo indígena descobrindo um pouco mais sobre sua cultura e costumes. O principal atrativo desse passeio é um mergulho com os botos da Amazônia, com a orientação de guias profissionais e o uso de equipamentos de segurança.
Outro passeio fluvial bastante interessante é o que o turista visita o Museu do Seringal Vila Paraíso, localizado no Igarapé São João, na área rural de Manaus, que reproduz um seringal do final do século XIX e início do século XX, época do ciclo da borracha e considerado período de grande ascensão econômica do Amazonas. O visitante aprende um pouco sobre a produção da borracha, como vivia o seringueiro, entre outros detalhes. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h.
A aproximadamente 60km de Manaus, por meio de barco ou lancha, é possível fazer o passeio ao Arquipélago de Anavilhanas, reserva ambiental que permite ao visitante conhecer a selva na sua forma mais profunda com muitas espécies de plantas e animais. Esse passeio é vendido nas agências de turismo da capital.
As agências também oferecem um passeio fluvial com pernoite na floresta, instruções de sobrevivência na selva, além de informações sobre lendas amazônicas, conhecimentos diversos e costumes indígenas. É uma verdadeira imersão na selva amazônica e destinada aos turistas mais aventureiros.
Passeios urbanos
Um importante passeio pela capital do estado é o City Tour feito no Amazon Bus, ônibus no estilo inglês que não tem teto, com um percurso de aproximadamente 2 horas e 30 minutos que passa pelos principais pontos da cidade, como Centro Cultural Palácio Rio Negro, Teatro Amazonas, Arena Amazônia, Ponta Negra, Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) e Ponte Jornalista Phelippe Daou, mais conhecida como Ponte Rio Negro.
Algumas agências de turismo também oferecem o City Tour Histórico que conta a história de prédios construídos na época que a cidade ficou mundialmente conhecida como Paris dos Trópicos, a partir do ciclo da borracha, em 1871, que trouxe muitas riquezas para Manaus. Entre os quais, o Centro Cultural Palácio Rio Negro; o Palacete Provincial, situado na Praça Heliodoro Balbi ou Praça da Polícia; Palácio da Justiça; o Museu da Cidade localizado no Paço da Liberdade; o prédio do Porto de Manaus; a Alfândega de Manaus; além do Mercado Municipal Adolpho Lisboa, mais conhecido como Mercadão, que foi revitalizado recentemente e fica localizado às margens do rio Negro.
Um dos locais mais emblemáticos da capital amazonense sem dúvida alguma é o centenário Teatro Amazonas, localizado no centro da cidade e considerado uma das casas de ópera mais bonitas do mundo. O turista pode fazer uma visita guiada onde conhece detalhes especiais da construção, suas obras de artes, esculturas e várias outras curiosidades. As visitas são realizadas aos domingos e segundas-feiras, das 9h às 14h, e de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.
Quase ao lado do teatro tem a Igreja de São Sebastião, ideal para quem gosta de turismo religioso, que foi construída no século XIX e é a segunda igreja católica mais importante de Manaus, em termos de edificação, atrás apenas da Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Já em frente ao Teatro Amazonas tem o Largo São Sebastião, que é ótimo para um passeio com toda família. O local possui restaurantes, sorveteria, bares, museus, casarões antigos e apresentações artísticas. Nossa dica é você visitar as exposições da Galeria do Largo, espaço cultural que apresenta obras de artistas amazonenses, depois tomar um sorvete na tradicional Sorveteria Glacial, e provar um autêntico tacacá na Tacacaria da Gisela. O tacacá é um dos pratos mais expressivos do Norte, feito com tucupi (caldo elaborado com mandioca), camarões e jambu, erva que causa uma leve sensação de dormência na boca. Os mais boêmios podem conhecer o histórico bar do Armando, considerado um dos melhores botecos do Estado por mais de sete vezes pela Revista Veja e declarado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, em 2015.
Ainda no perímetro urbano, o visitante pode conhecer o Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), mais conhecido como Zoológico de Manaus, que funciona de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 16h30, e no sábado, domingo, e feriados, das 9h às 17h. O espaço abriga mais de 200 animais da fauna amazônica.
Seguindo no mesmo caminho do zoológico, na Avenida Coronel Teixeira, o visitante chegará na área da Ponta Negra, que possui uma belíssima praia urbana com 2 km, quiosques, quadras para esportes, um anfiteatro, calçadão e muito mais. A nossa dica é visitar o local próximo ao horário do por do sol, entre 17h e 18h30, que é considerado um dos mais belos do país.
Para conhecer mais sobre a fauna e flora da Amazônia, temos duas dicas. A primeira é visitar o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, o INPA, também conhecido como Bosque da Ciência, que possui a maior coleção de plantas da região e é o quinto maior herbário brasileiro. Tem ainda uma Carpoteca com aproximadamente 2,5 mil frutos e Xiloteca com mais 10 mil amostras de madeira. Um dos principais destaques do local são os tanques com peixe boi da Amazônia, que foram resgatados de situações de vulnerabilidade. O bosque fica aberto de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h. Aos sábados, domingos e feriados funciona das 9h às 16h.
A outra dica é conhecer o Jardim Botânico Adolpho Ducke, mais conhecido como Museu da Amazônia, o Musa, que tem mais de 3km de trilhas, lago de vitórias-régias, exposições, algumas espécies de animais e flora, orquidário, e uma torre de observação com 242 degraus, que fica acima da copa das árvores permitindo uma visão inesquecível de uma floresta primária na zona Leste de Manaus. Funciona diariamente (exceto quartas-feiras), das 8h30 às 17h.
Passeios fora de Manaus
Saindo de Manaus, o turista tem diversas opções para conhecer um pouco mais sobre a floresta amazônica e seus encantos. A 130km da capital pela estrada BR-174, é possível chegar ao município de Presidente Figueiredo, conhecido como “Terra das Cachoeiras”, que é destaque por ter mais de 100 cachoeiras de diversos tamanhos e formatos, além de corredeiras, cavernas e grutas. É um ótimo destino para quem adora ecoturismo de aventura.
Atravessando a ponte Rio Negro, na Região Metropolitana, o visitante pode conhecer as cidades de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, cada uma com sua peculiaridade, oferecendo diversão em meio a floresta.
*Por Emanuelle Araújo/Jornalista