*Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia
O jovem empreendedor e influencer digital Guilherme Gomes, de 18 anos, ficou famoso nas redes sociais no ano de 2020, quando seus posts no Instagram relacionados aos trabalhos de limpeza que realizava como diarista viralizaram. A partir disso, decidiu criar seu próprio negócio denominado Diárias do Gui, que atualmente conta com sete funcionários. Um ano depois, o perfil de sua empresa conta com mais de 40 mil seguidores e se tornou destaque por atuar em uma área onde grande parte dos trabalhos são realizados por mulheres.
No início da pandemia, Guilherme não conseguia arranjar emprego e começou a passar por dificuldades financeiras. Com isso aceitou o trabalho de limpar a casa de uma prima, onde resolveu tirar fotos de antes e depois de suas faxinas. A partir dessas fotos, o jovem ganhou elogios e diversos clientes, se tornando o sucesso que é hoje.
Guilherme, além de ganhar diversos seguidores com seu trabalho, também ganhou parcerias com grandes empresas de produtos de limpeza como a Veja e Omo. O influencer conta ao Dia a Dia Notícia como lidou com todo o sucesso e fãs que ganhou durante essa trajetória que completou um ano em 11 de julho.
“Então, até agora eu não acredito que fiquei tão conhecido pelo meu trabalho, a ficha ainda não caiu. Quando as pessoas vêm tirar foto comigo na rua eu fico todo sem jeito, mas é uma gratidão enorme ter meu público me apoiando”, conta Guilherme.
O jovem conta que sempre gostou de limpeza, “Sempre amei limpar e organizar minha casa, sou virginiano, então sempre mantive minhas coisas bem organizadas. E depois que entrei nessa área eu me apaixonei”.
Perguntado sobre a sua empresa, ele afirma que pretende expandi-la e possuir franquias em diversas cidades. Também almeja ter em sua empresa cursos profissionalizantes não só para diaristas como também para donas de casa. Afirma também que pretende apenas atuar na área de limpeza. “Depois que comecei nesse ramo de limpeza, eu vi um futuro melhor na frente, algo que eu possa cada vez mais agregar valores a mim e no meu crescimento. Me apaixonei e daqui pra frente quero somente evoluir e procurar melhorar cada vez mais”.
Guilherme relata que, trabalhando como diarista, já passou por diversas situações desconfortáveis e de desvalorização do seu trabalho. Com isso, levanta uma bandeira para que haja uma maior valorização da classe de secretárias do lar e diaristas. Por meio do seu trabalho, conseguiu morar sozinho e alcançar sua independência financeira.
“Jamais desista dos seus sonhos, feche seus olhos e ouvidos para o mundo e corra atrás. No início parece ser o fim e que você não vai conseguir, mas são fases. Tendo dedicação, esforço e fazendo o que você ama, você fará seu mundo melhor”, aconselha o jovem para as pessoas que pretendem abrir seu próprio negócio ou seguir carreira em algo que goste.