*Franciane Silva da Redação Dia a Dia Notícia
O Dia Mundial do Rock é comemorado anualmente em 13 de julho no Brasil. É uma homenagem ao estilo musical Rock n’ Roll, que revolucionou a música e o comportamento social da juventude na segunda metade do século XX. Em Manaus, há espaços históricos que já fecharam as suas portas e deixaram saudades e também aqueles que resistem ao tempo e seguem sendo templos de adoração ao estilo musical, como é o caso do Porão do Alemão.
Escolha da data
Se engana quem pensa que a data refere-se a um marco sobre o nascimento do gênero, lançamento de disco ou aniversário de algum artista. Na verdade a data se refere ao festival Live Aid, realizado há 36 anos em 13 de julho de 1985. O evento tinha como objetivo conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia.
O evento aconteceu de forma simultânea na Inglaterra e Estados Unidos. Também foi transmitido para 100 países com um público estimado de 2 bilhões de pessoas em frente à TV, considerada uma das maiores transmissões via satélite ao vivo de todos os tempos.
O festival contou com shows de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Led Zepellin, Queen, David Bowie, Rolling Stones, Scorpions, U2, Black Sabbath, entre outros. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrado como Dia Mundial do Rock. Porém, apesar da alcunha de “mundial”, a data é comemorada particularmente no Brasil, a partir de campanhas de rádio em São Paulo. No resto do mundo a sugestão não ganhou força.
História
Segundo historiadores, o rock surgiu entre os anos 40 e 50 nos Estados Unidos derivado dos estilos como Blues e o R&B. O elemento predominante sempre foi a guitarra.
Nos anos 60, o gênero começou a ser conhecido como uma forma de contestação política, principalmente pelos jovens. São chamados os anos rebeldes, além de ser a década do festival de Woodstock. Surgiram os Beatles, Rolling Stones, Pink Floyd, Jimi Hendrix, The Doors, entre outros.
Na década de 70, surge o Heavy Metal, com nomes com Judas Priest e Black Sabath. Outros artistas da época são Queen, David Bowie, etc.
Nos anos 80 surgiram diversas vertentes como o Hard Rock, Glam Rock, Rock alternativo, com bandas como AC/DC, Metallica, Iron Maiden, Bon Jovi, R.E.M, entre outros.
Os anos 90 trouxeram o rock feito na garagem de casa com sons caóticos e insatisfações com o mundo. Trouxe a tona artistas como Nirvana, Red Hot Chili Peppens e Green Day. No final dos anos 90 surgiu o New Metal, com grupos como Linkin Park e Slipknot.
Já os anos 2000 trouxeram bandas como Audioslave, The Strokes, My Chemical Romance. Foi a época das bandas do movimento emo.
No Brasil podemos destacar grandes nomes como Raul Seixas, Os Mutantes, Titãs, Legião Urbana, Angra, Planet Hemp e Charlie Brown Jr.
Rock em Manaus
A cena de rock em Manaus conta com diversas bandas, dentre elas podemos citar a banda Essence, uma das mais promissoras no rock amazonense. Formada em 1997, o grupo tem influências dos anos 80 e iniciou interpretando clássicos do Legião Urbana, Capital Inicial e RPM. Outra banda que podemos citar é a Capim na Palheta, formada em 2015. O grupo busca mostrar todo o rock n’ roll do norte e difundir a cultura nortista por meio de suas letras.
O estabelecimento mais reconhecido na cidade de Manaus na cena do rock é o Porão do Alemão, onde diversas bandas e cantores se apresentam com músicas autorais ou fazendo covers de grandes bandas de rock. Por coincidência o estabelecimento foi aberto sem nenhuma intenção, exatamente no dia 13 de julho.
Inicialmente o Porão do Alemão seria um bar temático com comida e música alemã, porém não havia acervo Alemão suficiente para se tocar no estabelecimento. Após isso, fundadores e amigos do estabelecimento começaram a levar seus CDs de rock para aproveitar o som no bar, a partir daí surgiu a linha de sucesso do estabelecimento que hoje completa os seus 23 anos. “O Porão é eclético, toca do Elvis Presley à Slipknot”, afirma o proprietário William Lauschner.
Curiosidades
- O primeiro rock brasileiro foi gravado por Cauby Peixoto no ano de 1957, denominado “Rock and Roll em Copacabana;
- O disco de rock mais vendido pertence a banda AC/DC, com o clássico “Black In Black” lançado em 1980. Foram 50 milhões de cópias vendidas;
- O maior público em um show de rock pertence ao cantor Rod Stewart, o músico se apresentou para 3,5 milhões de pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro em 1994;