Search
booked.net
Search
Close this search box.

Dia Mundial do Compositor: conheça grandes nomes amazonenses

*Franciane Silva – Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Dia Mundial do Compositor é comemorado anualmente em 15 de janeiro no Brasil, a escolha do dia ocorreu pela fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México (SACM). Porém a data acabou se tornando oficial no mundo inteiro no de 1983, além disso, no Brasil também se é comemorado o Dia do Compositor Brasileiro em 7 de outubro. Capazes de criar canções que emocionam, alegram e animam conheça grandes compositores que nasceram no Amazonas e que possuem um legado na região Norte.

Chico da Silva. Foto: Reprodução

Um dos grandes nomes do cenário amazonense, se chama Francisco Ferreira da Silva, mais conhecido como Chico da Silva. Símbolo da cultura amazonense e natural de Parintins, é responsável por diversas composições de grande sucesso. Marcou o Festival Folclórico de Parintins, onde foi responsável por compor toadas para os bois-bumbás Caprichoso e Garantido.

A música “Vermelho” foi de grande sucesso no Brasil e em Portugal, interpretada por David Assayag. Chegou também a ser interpretada pela cantora Fafá de Belém, se tornando uma das toadas mais famosas do boi-bumbá Garantido e do Festival de Parintins. Outros sucessos de Chico da Silva são “Domingo de Manaus”, “Cantiga de Parintins”, “Tempo bom”, entre outras canções.

Claudio Santoro. Foto: Reprodução

Nascido na cidade de Manaus, o cantor e compositor Claudio Santoro foi o fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, atualmente denominada Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. Teve colaboração no Hino do Amazonas, e em sua área ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Entre suas obras, destacam-se Música para cordas, Fantasia para violino e orquestra, Verborgenheit, Ponteio e Três abstrações.

Ronaldo Barbosa. Foto: Marcio Silva/A Crítica

O compositor Ronaldo Barbosa, compõe desde o final dos anos 80 para o boi-bumbá Caprichoso, tendo mais de 100 músicas lançadas. “Pesadelo dos Navegantes”, foi uma de suas obras que ficou eternizada na voz do cantor Arlindo Júnior. Sua obra “Kananciuê” lançada no ano de 1995, foi interpretada por Arlindo Júnior, também foi interpretada por nomes como Carrapicho e pela cantora Maria Gadú em um festival de música na Suíça.

Eliana Printes. Foto: Reprodução/ A Crítica

Cantora e compositora, a amazonense Eliana Printes já ganhou diversos prêmios nacionais, a cantora segue gêneros musicais diversos, misturando Música Popular Brasileira (MPB) e música clássica. Suas músicas já atingiram grandes audiências em rádios de São Paulo e Rio de Janeiro, onde segue sua carreira atualmente. Já teve participações em festivais fora do país e já gravou em Portugal.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.