*Da Redação Dia a Dia Notícia
Pesquisa da Fecomércio Amazonas revela que 97% dos consumidores de Manaus pretendem comprar presentes para o Dia dos Pais em 2025. O levantamento foi realizado nos dias 5 e 6 de junho, com 1.199 entrevistados no comércio varejista da capital.
Mais da metade (51%) dos consumidores pretende realizar suas compras na semana que antecede o Dia dos Pais, enquanto 23% deixam para comprar na véspera e 10% optam por adquirir os presentes no próprio dia 10 de agosto. Apenas 16% se antecipam em até duas semanas.
Entre os canais de compra, a maioria (93%) prefere o formato presencial. A maior parte realiza compras em shoppings (53%), seguida pelo Centro da Cidade (29%) e lojas de bairro (15%). As compras online representam apenas 6% das intenções de consumo.
Formas de pagamento e categorias mais populares
O levantamento revelou que o dinheiro e o Pix são as formas de pagamento mais citadas, com 54% das intenções, seguidas pelo cartão de crédito (37%) e crediário ou cartão da loja (9%).
Roupas se destacam como os itens mais desejados, tanto para dar quanto para receber. 33% dos consumidores planejam comprar vestuário para os pais, enquanto 17% preferem calçados e outros 17% optam por acessórios. Perfumes e cosméticos são mencionados por 15%, e 5% dos consumidores optam por refeições especiais. Entre os itens menos comuns, eletrônicos, artigos esportivos, viagens e ferramentas aparecem como opções.
Gasto médio e homenageados
A maioria dos entrevistados (77%) comprará apenas um presente, enquanto 23% devem escolher mais de um. A faixa de preço mais popular é entre R$ 81,00 e R$ 150,00, com 42% dos consumidores dispostos a gastar nesse intervalo. Outras faixas citadas são: de R$ 151,00 a R$ 250,00 (31%), até R$ 80,00 (16%), entre R$ 251,00 e R$ 400,00 (7%) e acima de R$ 400,00 (4%).
Entre os pais, 25% afirmam que gostariam de ganhar roupas, 18% calçados, 15% acessórios, 14% perfumes e 6% refeições especiais. Além dos pais (59%), outros membros da família também estão na lista de presentes, como esposos (21%), sogros (7%), avôs (5%) e filhos (3%).
