*Da Redação Dia a Dia Notícia
Em celebração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, confira uma lista com recomendações de séries e filmes disponíveis na Netflix, que abraçam e celebram a diversidade da comunidade.
Na lista, se destacam produções com narrativas envolventes e personagens autênticos, abordando temas como amor, identidade e luta pelos direitos humanos. Desde histórias emocionantes até dramas poderosos, cada obra audiovisual nos convida a mergulhar em experiências únicas e a nos conectar com a riqueza das vivências LGBTQIA+.
1. Hoje eu Quero Voltar Sozinho
“Um novo colega de sala transforma a vida do estudante Leonardo, que também é cego, e complica sua amizade com sua melhor amiga”, diz a sinopse do filme.
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um romântico drama intimista, que foi selecionado pelo Ministério da Cultura como um dos 18 filmes para representar o Brasil no Oscar.
Ele também concorreu ao prêmio de Melhor Lançamento Limitado na 26ª edição do Glaad Awards, um dos prêmios mais importantes do mundo quando o assunto é a comunidade LGBTQIA+.
2. Orange is the New Black
“Um crime cometido no passado coloca uma privilegiada nova-iorquina na prisão, onde ela faz várias amigas. E inimigas”, diz a sinopse da série.
Uma das primeiras séries originais da Netflix, Orange is the New Black continua sendo uma das melhores obras da plataforma de streaming, destacando-se, também, por representar relacionamentos LGBTQIA+ (principalmente entre mulheres) de forma natural, esquivando-se de vários clichês.
3. Elisa y Marcela
“Elisa Sánchez Loriga adota uma identidade masculina para poder se casar com a mulher que ama, Marcela Gracia Ibeas, na Espanha de 1901. Baseado numa história real”, diz a sinopse do filme.
O biodrama espanhol de 2019, Elisa & Marcela, foi completamente filmado em preto e branco e se passa no início do século XX. Trata-se da história do primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo registrado na Espanha, pelo menos até onde temos conhecimento.
4. Sense8
“Das criadoras de Matrix e Babylon 5, esta série segue oito desconhecidos que passam a compartilhar sentimentos e habilidades enquanto tentam evitar seu extermínio”, diz a sinopse da série.
Sense8 é uma série altamente valorizada pela comunidade LGBTQIA+. O que a torna tão especial é a representação autêntica e inclusiva. A série retrata uma diversidade de orientações sexuais e identidades de gênero, permitindo que o público se identifique e se conecte com personagens de diferentes vivências.
Além disso, Sense8 aborda de forma corajosa e sensível as questões enfrentadas pela comunidade LGBT, como o preconceito, a discriminação e a luta pelos direitos humanos. Com uma narrativa envolvente, performances cativantes e uma mensagem de amor e aceitação, Sense8 é mais do que uma simples série de TV, é um retrato poderoso da diversidade e da força da comunidade LGBTQIA+.
5. Ataque dos Cães
“Um fazendeiro durão trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente ― até que antigos segredos vêm à tona”, diz a sinopse do filme.
Com uma narrativa envolvente e performances excepcionais, ele retrata de maneira sensível e complexa a jornada de personagens LGBT. Através da história, somos convidados a refletir sobre a repressão, o medo e a solidão enfrentados por indivíduos que vivem em uma sociedade conservadora.
6. Heartstopper
“Nesta série sobre amadurecimento, os adolescentes Charlie e Nick descobrem que são mais que apenas amigos e precisam lidar com as dificuldades da vida escolar e amorosa”, diz a sinopse de Heartstopper.
Baseada na aclamada graphic novel de Alice Oseman, a série traz uma história aenvolvente sobre o despertar do amor e da descoberta da identidade sexual. Com personagens carismáticos e um elenco talentoso, Heartstopper mergulha nas emoções e nos desafios enfrentados por adolescentes LGBTQ+. Abordando com sensibilidade temas como amizade e autoaceitação.
7. Revelação
“Neste documentário, nomes influentes da arte e do pensamento transgêneros analisam o impacto de Hollywood na comunidade trans”, diz a sinopse do filme.
Revelação é um documentário poderoso que lança luz sobre a representação das pessoas trans no cinema e na televisão. Com depoimentos emocionantes de artistas trans renomados, o filme explora as formas como as narrativas midiáticas moldaram percepções e estereótipos em torno da comunidade trans.