*Da Redação Dia a Dia Notícia
Comemorado em homenagem ao ítalo-brasileiro Afonso Segreto, primeiro cinegrafista e diretor do país, o Dia do Cinema Brasileiro é celebrado anualmente em 19 de junho para relembrar a sétima arte nacional. Com uma rica produção cinematográfica, confira oito dicas de filmes para aproveitar a data.
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)
Marco do Cinema Novo e dirigido por Glauber Rocha, considerado um dos maiores nomes da sétima arte brasileira, o drama retrata a história do sertanejo Manoel e sua mulher Rosa, que levam uma vida sofrida no interior do país, uma terra isolada e marcada pela seca. No entanto, Manoel tem um plano: usar o lucro obtido na partilha do gado com o coronel para comprar um pedaço de terra. Quando leva o gado para a cidade, alguns animais morrem no percurso. Chegado o momento da partilha, o coronel diz que não vai dar nada a Manoel, porque o gado que morreu era dele, ao passo que o que chegou vivo era seu. Manoel se enfurece, mata o coronel e foge para casa. Ele e sua esposa resolvem ir embora, deixando tudo para trás.
Manoel decide juntar-se a um grupo religioso liderado por um santo (Sebastião) que lutava contra os grandes latifundiários e em busca do paraíso após a morte. Os latifundiários decidem contratar Antônio das Mortes para perseguir e matar o grupo.
Macunaíma (1969)
Baseado na obra literária de Mário de Andrade, o filme retrata as aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada.
Polêmico, o filme é um dos símbolos da arte tropicalista, caracterizada pelo desejo de afrontar a censura da ditadura militar. O filme conta com atuações emblemáticas de Grande Otelo, Paulo José, Dina Sfat, Milton Gonçalves e Jardel Filho.
Central do Brasil (1998)
Conhecido como o filme que quase fez Fernanda Montenegro ganhar um Oscar, o filme conta a história de Dora, uma amargurada ex-professora que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, que ditam o que querem contar às suas famílias. Ela embolsa o dinheiro sem sequer postar as cartas. Um dia, Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. Ela reluta em cuidar do menino, mas se junta a ele em uma viagem pelo interior do Nordeste em busca do pai de Josué, que ele nunca conheceu.
O Auto da Compadecida (2000)
Adaptação da peça teatral de Ariano Suassuna, contendo ainda referências de outras obras do autor, o filme conta as aventuras de João Grilo e Chicó, dois nordestinos pobres que vivem de golpes para sobreviver. Eles estão sempre enganando o povo de um pequeno vilarejo, inclusive o temido cangaceiro Severino de Aracaju, que os persegue pela região.
Dirigido por Guel Arraes e com atuações de Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Fernanda Montenegro, ‘O Auto da Compadecida’ é considerado por muitos como o melhor filme da história do cinema brasileiro.
Minha Mãe é uma Peça (2013)
Da obra do saudoso comediante Paulo Gustavo, o filme conta a vida de Dona Hermínia é uma senhora de meia-idade, divorciada do marido, que a trocou por uma mulher mais jovem. Hiperativa, ela não larga o pé de seus filhos Marcelina e Juliano. Um dia, após descobrir que eles a consideram chata, ela resolve sair de casa sem avisar ninguém, deixando todos preocupados. Dona Hermínia decide visitar a querida tia Zélia para desabafar suas tristezas atuais e recordar os bons tempos do passado.
Bacurau (2019)
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e com atuações estelares de Sônia Braga, Udo Kier e Silvero Pereira, o filme retrata a história dos moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, que descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa.
Aos poucos, eles percebem algo estranho na região: enquanto drones passeiam pelos céus, estrangeiros chegam à cidade. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, Teresa, Domingas, Acácio, Plínio, Lunga e outros habitantes chegam à conclusão de que estão sendo atacados. Agora, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.
O Rio do Desejo (2023)

Gravado no estado do Amazonas, o filme conta a história de Dalberto, comandante de um barco que está transportando um passageiro pelas águas agitadas do Rio Negro. Durante a ausência da terra firme, sua esposa acaba se aproximando de seus irmãos, Armando e Dalmo.
O filme conta com as atuações de Sophie Charlotte, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Rômulo Braga.






