Nesta sexta-feira, 24, comemorou-se o Dia Internacional do Autocuidado. Para ressaltar a importância dos cuidados com a saúde própria, o Dr. Drauzio Varella publicou um vídeo explicando os 7 pilares do autocuidado e o uso de medicamentos.
O autocuidado é imprescindível para manter a qualidade de vida e prevenir doenças. “Eu sempre falo que não basta só tratar a doença na hora que ela aparece, a gente tem que aprender a se prevenir”, alerta o médico.
Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aborda um conceito amplo de autocuidado, que envolve higiene, estilo de vida, fatores ambientais e socioeconômicos, e até o uso responsável de medicamentos isentos de prescrição médica.
Ter consciência sobre o próprio corpo e prestar atenção a pequenos sinais fora do seu normal é um bom começo para quem deseja desenvolver o autocuidado.
O Dr. Drauzio recomenda fazer autoexames periódicos, e não “deixar de lado” um caroço suspeito, mesmo que seja pequeno e não resulte em dor. O mais importante, segundo o médico, é não delegar a responsabilidade com a sua saúde para outra pessoa.
O doutor também destaca a importância de praticar atividades físicas. “A gente [os médicos] não bate nessa tecla a toa. O sedentarismo é extremamente prejudicial para o seu corpo. Procure uma atividade que te dê prazer. No meu caso, foi a corrida. Encontre a sua!”.
Uso de medicamentos
O autocuidado também está relacionado ao uso responsável de medicação, que jamais deve ser feito de maneira excessiva e por longo período de tempo. Ao invés de aumentar a dosagem, se os sintomas persistirem é necessário consultar um médico.
“Muitas vezes a gente recorre à farmácia doméstica para tomar um analgésico e aliviar uma dor de cabeça que surgiu depois de um dia de trabalho. Essa prática não é errada, quando feita com consciência e bom senso, principalmente em tempos de Covid-19”.
Outro erro cometido, aponta o Dr. Drauzio, ocorre quando alguém toma um medicamento “prescrito por conta própria”, normalmente por recomendação de um conhecido, ação nomeada de “autoprescrição”.
Esse tipo de atitude deve ser feita de maneira cautelosa, principalmente com medicamentos com tarja, que podem resultar em graves complicações se não forem utilizados corretamente.
“A data de hoje é só pra reforçar que devemos cuidar 24 horas por dia, sete dias por semana, da nossa saúde. Lembre-se: a prioridade da sua agenda tem que ser você”, conclui o médico.