Neste 22 de abril, comemoramos o Dia da Terra. Ainda em meio a uma pandemia global, que nos fez refletir mais sobre como pequenas ações impactam a comunidade, é tempo de parar e pensar em como viemos tratando o nosso planeta, que nada mais é do que a nossa casa.
Um protesto na década de 1970, liderado pelo ativista norte-americano Gaylord Nelson, marcou a data. Manifestações aconteceram nas cidades de Washington, Nova York e Portland, cobrando mais atenção às questões ecológicas. A partir de 2009, a ONU (Organização das Nações Unidas) oficializou o dia 22 de abril como o Dia da Terra, segundo a Forbes.
Há cerca de 50 anos, organizações internacionais e países se movimentam em prol de uma agenda mais sustentável, criando consciência sobre a necessidade do equilíbrio entre questões econômicas, sociais e ambientais. Tratados, como o Acordo de Paris e o Protocolo de Kyoto, foram assinados para reduzir o impacto que causamos ao planeta, estipulando regras e medidas para um futuro mais limpo e sustentável.
Além das notícias diárias sobre a situação do planeta, o entretenimento é capaz de transmitir o recado de forma mais didática. Documentários abordam a destruição de ecossistemas e a responsabilidade da humanidade em garantir um futuro para as próximas gerações, mostrando que de grão em grão, é possível mudar o mundo.
Para este 22 de abril, a lista reúne produções que retratam o impacto humano na terra, no mar e no ar. Veja, na galeria a seguir, 10 documentários sobre sustentabilidade para mudar nossa relação com o planeta:
Mais que Mel
Disponível no Amazon Prime Video
Embora tenha sido lançado em 2012, o documentário “Mais que Mel” debate um tema ainda muito relevante para a base de alimentação dos seres humanos: a importância das abelhas. O longa-metragem tenta investigar o decréscimo da população mundial de polinizadores; em apenas um trimestre de 2019, estima-se que 500 milhões de abelhas morreram no Brasil.
Para isso, o diretor Markus Imhoof visita diferentes apicultores de países como China, Suíça e Austrália para entender todo o processo de criação delas em diferentes escalas.
As entrevistas com diferentes personagens e as imagens estonteantes das abelhas em sua rotina polinizadora são interessantes até para quem não é familiar com o ramo da apicultura.
Oceanos de Plástico
Disponível na Netflix
Os danos causados pelo massivo uso de plástico descartável em nosso planeta estão expostos neste documentário. Nele, testemunhamos a destruição que o descarte inadequado do plástico está promovendo nos oceanos, atingindo animais marinhos e aves.
Gravado ao longo de quatro anos em 20 diferentes lugares do mundo, o documentário expõe a fragilidade dos oceanos e o quanto somos responsáveis por nosso futuro, com entrevistas com especialistas da área.
A produção também apresenta soluções em todas as esferas. Desde o que pode ser feito pelos governos, com projetos inovadores, até o que cada um pode fazer no dia a dia para evitar o consumo de produtos descartáveis.
Ser Tão Velho Cerrado
Disponível na Netflix
O documentário mescla depoimentos de moradores da região da Chapada dos Veadeiros, do quilombo Kalunga, com ambientalistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e ruralistas e representantes das mineradoras locais para expor a situação do cerrado brasileiro.
A produção mostra uma linha do tempo de como se deu a devastação do bioma, alertando para o impacto causado pelo agronegócio, apresentando a região desde a sua formação geológica, que data de 45 milhões de anos, e sua importância pela posição e relevo em que se encontra.
Amazônia Eterna
Disponível no Amazon Prime Video
Empresários, políticos, ambientalistas, economistas e populações indígenas e ribeirinhas discutem a desafiadora equação de explorar a floresta enquanto negócio, sem afetar o ecossistema.
A maior floresta tropical do mundo é um grande laboratório de experiências sustentáveis, gerando uma possibilidade de economia mais verde. O documentário mostra o que deu errado e não pode se repetir, mas também expõe as iniciativas de sucesso e como elas beneficiaram a população local.
David Attenborough e o Nosso Planeta
Disponível na Netflix
O apresentador e ambientalista David Attenborough é conhecido mundialmente por seus documentários sobre vida selvagem, que produz desde a década de 1970. Por isso, foi testemunha de como a humanidade vem lidando com a natureza.
Enquanto mostra a beleza do nosso planeta, com fauna e flora tão exóticas, Attenborough mostra que estamos fadados ao desastre. O apresentador faz um apelo para que trabalhemos juntos em busca de um equilíbrio ecológico, nomeando o documentário como seu “testemunho”.
O ambientalista traz soluções para conseguirmos chegar a uma equação menos danosa ao planeta. Para ele, transformar a agricultura, usar energias renováveis e diminuir a população podem ajudar a estabilizar a nossa situação atual.