*Da Redação Dia a Dia Notícia
Neste domingo (10), se comemora o Dia da Pizza, que celebra um dos alimentos mais populares no mundo todo. O prato italiano conquistou diversas pessoas ao redor do mundo, e ganhou diversos sabores, inclusive no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o consumo da iguaria passou de 10,5% para 17% durante a pandemia de covid-19. Além disso, cerca de 1,7 milhões de pizzas são fabricadas e vendidas diariamente no país.
Parte dos historiadores defende que a criação da pizza se deu pelos hebreus e egípcios, eles criaram um tipo de massa com farinha e água, que lembrava um pão sírio e que recebeu o nome de ‘piscea’, nome que pode ter derivado ao nome pizza. Porém, outras teorias também defendem que os chineses foram os verdadeiros “pais” da receita.
Porém, os italianos popularizaram o prato ao redor do mundo. Inicialmente, a pizza era alimento de famílias pobres, especialmente de operários do sul do país, sem todos os ingredientes que possui hoje. A primeira pizzaria de Milão, na Itália foi inaugurada somente em 1929.
Com a vinda de italianos para o sul do Brasil, a pizza chegou ao país na década de 1910. No território brasileiro, o prato passou por diversas modificações em função da falta de ingredientes e limitações. Ao longo do tempo tudo mudou, desde a massa ao tipo de forno utilizado.
Em 1985, um concurso realizado em São Paulo buscou eleger as dez melhores redondas de mussarela e marguerita da capital paulista. O então secretário de Turismo gostou tanto do resultado, que instituiu o 10 de julho como a data nacional da pizza.
No ranking dos sabores mais apreciados por aqui estão calabresa, portuguesa, marguerita, frango com catupiry, muçarela e brigadeiro.
Curiosidades
- Brasil consome mais de 1 milhão de pizzas por dia: De acordo com a Associação das Pizzarias Unidas de São Paulo, 1 milhão é o número de pizzas produzidas e consumidas no país por dia. Já o valor investido pelos brasileiros chega na casa dos 22 bilhões;
- A pizzaria mais antiga do mundo: Fica em Nápoles, na Itália, a pizzaria mais antiga que se tem registro. Chamada de Antica Pizzeria Port’Alba, ela foi fundada em 1830 e está aberta até hoje;
- Marguerita é um sabor da realeza: Foi uma criação para a rainha italiana Margherita, em 1889. Os ingredientes foram escolhidos a dedo para representar as cores da bandeira da Itália: o tomate representa o vermelho, o queijo a cor branca, e o manjericão a cor verde;
- A maior pizza do mundo: A maior pizza redonda do mundo foi feita em Roma, na Itália, de acordo com o Guinness Book. A pizza tinha mais de 8.900 kg de farinha e 4.500 kg de molho de tomate. A pizza pesava mais de 23 toneladas e levou 48h para ser assada por completo. A iguaria rendeu mais de 5.000 pedaços e recebeu o nome de Ottavia, em homenagem ao primeiro imperador romano Octavian Augustus.