Manaus, sexta-feira 2 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Dia da Consciência Negra reforça legado de Zumbi e pressiona por avanços reais contra o racismo

Four fists of African people united in sky, photo with copy space above

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O Brasil celebra, neste 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, uma data que vai além da lembrança da morte de Zumbi dos Palmares e reafirma a resistência, a identidade e o legado da população afro-brasileira. Líder do maior quilombo da história do país, Zumbi foi assassinado em 1695 após décadas de enfrentamento ao sistema escravista. Mais de três séculos depois, sua luta permanece símbolo do combate às desigualdades raciais.

A data começou a ganhar força na década de 1970, impulsionada pelos movimentos negros. Em 1971, o poeta Oliveira Silveira, ao lado do Grupo Palmares, propôs oficialmente o 20 de novembro como Dia da Consciência Negra, uma resposta à necessidade de resgatar o protagonismo negro na formação do Brasil.

Desde então, a data se expandiu: foi incluída no calendário escolar pela Lei 10.639/2003, ganhou reconhecimento nacional em 2011 e, em 2023, tornou-se feriado nacional pela Lei 14.759.

Não é apenas um dia no calendário: é um convite ao país para refletir sobre o passado e encarar o racismo que ainda marca a vida de milhões de brasileiros.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.