Dez partidos divulgaram no domingo 22 notas oficiais em apoio ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e em apoio à democracia.
O magistrado, na sexta-feira 20, foi alvo de um pedido de impeachment impetrado pelo presidente Jair Bolsonaro no Senado Federal.
Não é com ações como essas que Bolsonaro se fará respeitar. No Estado de Direito, cabe recurso de decisões judiciais das quais se discorda, como bem destacou o próprio STF em nota cujos termos subscrevemos. Esgotadas as possibilidades recursais, as únicas atitudes possíveis são acatar e respeitar. Qualquer tentativa de escalada autoritária encontrará pronta resposta desses partidos”, escreveram o PDT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede e PT.
“Não por outra razão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já deixou claro que não antevê ‘fundamentos técnicos, jurídicos e políticos’ para impeachment de ministros do STF e alertou que não se renderá ‘a nenhum tipo de investida para desunir o Brasil’. Como registra Pacheco, os atores políticos devem concorrer para a pacificação nacional”, acrescentam.