*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Sambódromo recebeu as agremiações do Grupo de Acesso A do Carnaval na Floresta 2026, na noite de sexta-feira,13. A segunda noite de desfiles reuniu nove escolas que transformaram a avenida em um grande palco de magia, resistência cultural, memória e celebração da identidade amazônica. O evento conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
Abrindo a noite, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Leões do Barão Açu apresentou o enredo “O Mundo Mágico dos Sonhos”, convidando o público a mergulhar em uma narrativa lúdica sobre magia e imaginação.
Na sequência, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Dragões do Império levou à avenida “Corre Campo: Boi Resistência, da Arte e do Povo – Patrimônio Cultural do Brasil”, exaltando a força do boi-bumbá como expressão artística e símbolo de resistência popular.
Celebrando uma década de trajetória, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor do Norte apresentou o enredo “Paneiro: 10 anos iluminando a cultura da Amazônia”, destacando a valorização das tradições regionais e o protagonismo cultural da floresta. A proposta foi levar para a avenida a força da comunicação amazônica e a conexão entre cultura e comunidade.
O A Escola de Samba Acadêmicos da Cidade Alta apostou no enredo “A Transformação: da Degradação à Dignidade, o Sonho se Tornou Realidade e, no Raiar de um Novo Dia, Cidade Alta Explode de Alegria!”, traduzindo a história recente do Educandos e destacando ações que impactaram diretamente o cotidiano dos moradores.
Já o Grêmio Recreativo Social, Cultural e Filantrópico Escola de Samba Mocidade Independente do Coroado levou para a avenida o enredo “Lá de Eirunepé vem o brilho e a força da mulher”, exaltando a potência feminina do interior do Amazonas e a importância da mulher na construção cultural e social do estado.
