*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,4% no trimestre encerrado em outubro, bate o recorde e chega ao menor nível da série histórica, iniciada em 2012. No trimestre anterior, encerrado em setembro, o índice era de 5,6%. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (28).
Na comparação com o mesmo trimestre móvel (agosto a outbro) do ano anterior, o índice apresenta recuo de 0,7 ponto porcentual, ou seja, em outubro de 2024, a taxa de desemprego era de 6,2%.
A pesquisa do IBGE revelou que a população desocupada representou o menor contingente da série histórica, com recuo de 3,4%. Com a redução de 207 mil pessoas desocupadas, este indicador passou para 5,9 milhões. No ano, a população que não está ocupada apresenta redução de 788 mil, o que equivale a uma redução de 11,8%.
A população que está em idade de trabalhar ficou estável no trimestre, na comparação com o trimestre anterior, com 58,8%.
*Com informações do Metrópoles
