*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O número de desempregados no Brasil em 2022 é o menor desde 2015, no fim do governo Dilma Rousseff (PT), de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A porcentagem de desocupação conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) caiu para 8,7% no terceiro trimestre de 2022, já em agosto de 2016, o índice estava entre 11,4% e 11,9%. O estudo foi divulgado nesta quinta-feira (26).
No período da pandemia de Covid-19, a quantidade de desemprego teve um pico: 14,9%, registrado no terceiro trimestre de 2020. Resultado que se repetiu entre janeiro e abril de 2022. Porém, após isso, o indicador começou teve uma queda quase ininterrupta. A exceção foi o primeiro trimestre de 2022, quando o índice repetiu a mesma marca dos três meses anteriores: 11,1%.
De acordo com Adriana Beringuy, coordenadora da Pnad, a taxa de desocupação é influenciada pela manutenção do crescimento da população ocupada.
“A taxa de desocupação segue a trajetória de queda que vem sendo observada nos últimos trimestres”, diz Adriana.
Durante o governo Bolsonaro (PL), o desemprego no Brasil está no menor nível desde período do terceiro trimestre de 2015, que atingiu 9%. Conforme os dados do IBGE, 57,2% dos cidadãos do país possuem empregos. Esse número inclui o trabalho formal, informal e por conta própria.