Search
booked.net
Search
Close this search box.

Desembargador do TRF1 autoriza obras no ‘meião’ da BR-319

Foto: Divulgação/Dnit

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

O desembargador Flávio Jardim, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), determinou na noite da segunda-feira (7), que o governo federal prossiga com o processo para retomada das obras de repavimentação da BR-319, no chamado trecho do meio da rodovia, o “meião”, como também é conhecido.

A ordem está em efeito suspensivo que o magistrado acolheu em agravo de decisão da primeira instância da Justiça Federal do Amazonas.

Essa decisão, do dia 25 de julho deste ano, suspendia a licença prévia do Ibama para a reconstrução e o asfaltamento do meião. O trecho é de quase 406 quilômetros, entre a capital Manaus e o município de Humaitá, no Sul do Amazonas.

A ação que gerou a queda da licença foi da Organização Não Governamental (ONG) Observatório do Clima. Ela alegou que a licença desconsiderou dados técnicos, análises científicas e estudos de impactos climáticos.

A ONG argumentou que a abertura da BR-319 implica risco ambiental, grilagem, conflitos sociais por terra e risco de pandemias.

Porém, o desembargador Flávio Jardim entendeu que não repavimentar a rodovia “perpetua o isolamento de milhares de amazonenses que dependem dessa infraestrutura para exercerem plenamente seus direitos fundamentais”.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.