Search
booked.net
Search
Close this search box.

‘Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil’ é o tema da redação do Enem 2022

II Marcha Nacional das Mulheres Indígenas, setembro, 2021. Foto: Hellen Loures/Cimi
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O ministro da Educação, Victor Godoy, informou em suas redes sociais que o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 é: “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil. O tema é o mesmo para os candidatos que prestarem o exame presencialmente ou digitalmente. A redação faz parte do primeiro dia de prova, realizada neste domingo (13/11).

O exame iniciou às 13h30 (horário de Brasília) e encerra às 19h. Os candidatos respondem a 90 perguntas das categorias de humanas e linguagens.

A importância da temática foi ressaltada por professores e especialistas. Roberta Panza, professora e autora do Colégio e Sistema pH, afirma que “mesmo sem ter acesso aos textos de apoio, o que dá para dizer é que é um tema bem interessante, bem importante para o nosso contexto”, pois “dialoga muito com o eixo também do meio ambiente, porque fala da valorização das comunidades e dos povos tradicionais”.

O professor e psicólogo Sérgio Freire, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), pontuou que “quem ideologicamente não acolhe a ideia de que os povos tradicionais devem ser protegidos e valorizados vai se dar mal na redação”.

Lideranças indígenas viram certa coincidência entre a redação sobre povos originários e o fim do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), notoriamente contrário à demarcações de terras indígenas desde que era deputado federal. Eliésio Marubo, da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), elogiou a iniciativa após anos de silêncio do governo federal quanto às questões indígenas.

“A sociedade se fortalece quando trata dos seus problemas. Falar dos desafios para a valorização das comunidades e da história dos povos indígenas tem esse significado. Mais ainda é incutir nas novas gerações a preocupação que os adultos deveriam ter. Passamos quatro anos sem tratar e sem falar desses problemas. Ainda bem que começamos a repensar os desafios e novos tempos no país”, afirmou.

A deputada federal eleita Célia Xakriabá (PSol-MG) destacou que “é tempo de olhar para a nossa ancestralidade”.

 

*com informações de g1 e O Globo

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.