*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ministro Alexandre de Moraes tomará posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na próxima terça-feira (16), a partir das 19h. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski será empossado vice-presidente. A solenidade será transmitida pelo canal do TSE no YouTube.
Os dois ministros foram eleitos para os cargos durante a sessão administrativa da Corte Eleitoral realizada no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.
A cerimônia deve contar com a presença de convidados e autoridades dos demais poderes da República e poderá ser acompanhada pelos profissionais de imprensa que se credenciaram previamente.
O ministro Alexandre de Moraes é um dos maiores alvos do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal. O magistrado é relator de vários inquéritos que acusam aliados do presidente, alguns inclusive já condenados como o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), que se candidatou à presidência da República, e os blogueiros Oswaldo Eustáquio e Allan dos Santos, todos envolvidos no inquérito das Milícias Digitais.
Outro aliado de Bolsonaro condenado por Moraes foi o deputado Daniel Silveira (PTB), acusado de fomentar atos antidemocráticos e ameaças aos ministros da suprema corte. O parlamentar chegou a ser preso a até hoje recebe multas altíssimas envolvendo o caso.
O sorteio eletrônico escolheu Moraes como julgador da candidatura do presidente Jair Bolsonaro no TSE. A indicação maior é que o ministro aprove a chapa formada com o general Walter Braga Netto.