*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
A derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições de 2022 criou dois marcos inéditos: é a primeira vez que um chefe do executivo federal perde a reeleição e esta é a primeira derrota política de Bolsonaro desde 1989, quando se elegeu vereador do Rio de Janeiro pelo extinto Partido Democrata Cristão (PDC).
Desde então, Bolsonaro colecionou diversas vitórias em sua vida política, tendo um eleitorado cativo no estado do Rio de Janeiro. Após um ano como vereador carioca, o atual presidente da República elegeu-se deputado federal pela primeira vez em 1990, ainda no PDC. A partir daí, Bolsonaro conseguiu se manter na Câmara Federal até 2014, quando foi eleito deputado federal pela sétima vez com 464.572 votos válidos. Ao longo de seus mandatos, Bolsonaro passou por oito partidos políticos:
- Partido Democrata Cristã (PDC);
- Partido Progressista (PP) [antigo] ;
- Partido Progressista Reformador (PPR);
- Partido Progressista Brasileiro (PPB);
- Partido Trabalhista Brasileiro (PTB);
- Partido da Frente Liberal (PFL);
- Partido Progressista (PP);
- e Partido Social Cristão (PSC).
Em 2018, Bolsonaro concorreu e venceu a disputa pela presidência da República, filiado ao extinto Partido Social Liberal (PSL). O presidente eleito derrotou o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) e marcou a guinada do Brasil para a extrema-direita. Quatro anos depois, após a má gestão da pandemia de Covid-19, Bolsonaro foi derrotado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebendo a primeira derrota de sua carreira política.