Search
booked.net
Search
Close this search box.

Dermilson Chagas diz que Wilson sabia que estava comprando equipamentos impróprios

Segundo o deputado, essa consideração foi feita pela ex-gerente de compras da Susam, Alcineide Pinheiro

Na manhã desta terça-feira, 28, o deputado Dermilson Chagas (Podemos) disse que, ao comprar os ventiladores pulmonares para entubar os pacientes em estado grave pelo coronavírus no Hospital Nilton Lins, o Governo do Amazonas assumiu “a responsabilidade de matar”, pois os mesmos aparelhos foram considerados inapropriados para entubação.

Segundo o deputado, essa consideração foi feita pela própria ex-gerente de compras da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Alcineide Pinheiro, em depoimento à Polícia Federal, no dia 02 de abril deste ano.

No trecho, ela diz ter informado verbalmente aos então secretários João Paulo e Rodrigo Tobias que os respiradores da empresa Sonoar não serviriam para entubar pacientes, e que ambos “abanaram a cabeça e disseram “vai ter que comprar, é de ordem”, que no entendimento dela, vinha do governador Wilson Lima (PSC).

Para Dermilson, não há dúvidas que o governador e o seu vice, João Paulo e Rodrigo Tobias, além da parte técnica da Susam, foram omissos e negligentes.

“Esse depoimento é uma carta condenatória que informa que todos que estavam envolvidos na compra dos ventiladores, assumiram a responsabilidade de matar, por saberem que eram inadequados para utilizar nos pacientes em estado grave pela Covid-19, internados no hospital de campanha Nilton Lins”, disse.

Dermilson ainda diz que independente da operação da Polícia Federal, o Ministério Público do Estado (MPE), precisa aproveitar o depoimento de Alcineide e abrir uma investigação para saber se houve mortes de pacientes que foram entubados pelos ventiladores.

“Não podemos fechar os olhos para essa chacina feita por este governo assassino e por essa quadrilha criminosa. Os fatos estão aí, essa é a hora dos órgãos de fiscalização cumprir com o seu papel perante as famílias injustiçadas que perderam seus entes queridos”, afirmou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.