Search
booked.net

Deputados e senadores do AM assinam pedidos para investigar fraudes no INSS

*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia

 

Parlamentares amazonenses assinaram pelo menos um dos dois pedidos de investigação contra as fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O primeiro pedido foi para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Câmara dos Deputados, requerida pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO) e apoiada pelos deputados Amom Mandel (Cidadania), Capitão Alberto Neto (PL), Fausto Júnior (União), Pauderney Avelino (União) e Silas Câmara (Republicanos).

A proposta conta com o apoio de 185 deputados de 14 partidos, mas a instalação da CPI depende exclusivamente de deliberação da Mesa Diretora, encabeçada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que não demonstrou que cederia à pressão dos oposicionistas.

O segundo pedido é de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), que envolve deputados e senadores. O requerimento partiu da deputada Coronel Fernanda (PL-MT) e da senadora Damares Alves (Republicanos-DF). Esta conseguiu 241 assinaturas, incluindo de três amazonenses: os deputados Adail Filho (Republicanos) e Capitão Alberto Neto e o senador Plínio Valério (PSDB).

Presidente do INSS renuncia após ser alvo de operação e ordem de Lula
Operação da PF investiga funcionários do INSS por descontos irregulares em benefícios no Amazonas

A instalação da CPMI é vista como mais viável pela oposição, mas depende de uma negociação com o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), que ainda não deu sinais de que avançaria o pedido de investigação. A ideia da oposição é associar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao esquema desmantelado pela operação Sem Desconto, que apura mais de R$ 6 bilhões em descontos indevidos nas aposentadorias e pensões do INSS.

Desde 23 de abril, foram cumpridos mais de 200 mandados judiciais de busca e apreensão e seis de prisão temporária no Distrito Federal e outros 13 estados, incluindo o Amazonas. O caso levou à saída do ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), e o consequente desembarque do Partido Democrático Trabalhista da base do governo Lula.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.