O deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM) testou positivo ao novo coronavírus (Covid-19) nesta terça-feira, dia 14. No mesmo dia, ele foi visto reunido em seu gabinete com funcionários sem o uso de máscaras, mesmo a Câmara dos Deputados, em Brasília, estando esvaziada. A informação foi confirmada ao Dia a Dia On-line por servidores vizinhos que não querem ser identificados.
Ainda na terça-feira, o republicano esteve reunido com o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), que foi o primeiro deputado federal a contrair o novo coronavírus no parlamento. Silas também esteve reunido com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Márcio Sidney Sousa Cavalcante, e o superintendente do Patrimônio da União em São Paulo (SPU/SP), Sérgio de Matos.
View this post on InstagramA post shared by Cezinha De Madureira (@cezinhademadureira) on
A Câmara Federal suspendeu, por prazo indeterminado, as sessões solenes, os eventos de lideranças partidárias e de frentes parlamentares, a visitação institucional ao Palácio do Congresso Nacional e todos os eventos que não sejam diretamente relacionados à atividade legislativa do plenário e das comissões. A medida, prevista no Ato da Mesa 118/20, visa prevenir a infecção e a propagação da Covid-19 no âmbito da Casa e preservar a saúde dos deputados, servidores e visitantes.
A reportagem tentou entrar em contato com o parlamentar, mas não obteve retorno. As ligações foram encaminhadas para caixa postal. Nas redes sociais, também não há nenhum pronunciamento do parlamentar sobre o assunto.