Search
booked.net
Search
Close this search box.

“Deputado praticou abuso de autoridade e humilhou policiais”, diz SSP após abordagem de Amom em Manaus

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais
*Da Redação – Dia a Dia Notícia
Em entrevista coletiva, o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Vinicius Almeida, afirmou neste sábado (6), que o deputado federal Amom Mandel, reagiu à abordagem realizada por uma equipe da Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), na última quinta-feira (04), em Manaus, cometendo abuso de autoridade e humilhando os policiais que estavam realizando o trabalho naquela noite, usando o cargo político que ocupa.
“O que aconteceu foi uma abordagem padrão da Polícia Militar e que ao final, os policiais foram desrespeitados, humilhados e esses são os fatos”, declarou o secretário. O subcomandante do Comando Policial Especializado (CPE), Peter Santos, também deu entrevista e afirmou que durante o procedimento padrão, o deputado teria questionado o motivo da abordagem
“Segundo o relato da equipe, eles verificaram o veículo que estava com as lanternas apagadas, transitando pela via, mudando constantemente de faixa. Então, os policiais resolveram fazer a abordagem para verificar a situação. Tentaram parar o veículo algumas vezes, emitindo sinais sonoros e luminosos e com gestos, mas não foram atendidos. Quando conseguiram fazer a parada do veículo, os policiais verificaram que no veículo estavam três pessoas”, explicou o subcomandante.
Ainda conforme a autoridade, a equipe da Rocam relatou que o deputado desceu do carro contrariado, questionando os policiais por qual motivo estava sendo abordado. Os agentes tentaram explicar que se tratava de uma abordagem padrão, mas o deputado continuou questionando o trabalho da equipe e por não concordar com a abordagem, informou que estava dando voz de prisão à guarnição. Foi explicado que os policiais não poderiam ser presos e encaminhados para um Distrito Policial, por serem militares.
Após dar voz de prisão a guarnição e ao subcomandante do CPE, o subcomandante da Polícia Militar, coronel Thiago Balbi, se deslocou para atender a ocorrência. Ao chegar ao local o subcomandante ouviu o relato do deputado federal e explicou que a situação, por envolver policiais militares, de acordo com o regimento interno da instituição, poderia ser encaminhada, naquele mesmo momento, à corregedoria do Sistema de Segurança Pública. O deputado se recusou a tomar tal medida e solicitou a presença do secretário de Segurança no local. O secretário então se deslocou até a ocorrência e ao chegar se deparou com o deputado, novamente, exigindo que os policiais fossem presos em flagrante por suposto abuso de autoridade e levados para uma delegacia.
Os envolvidos foram, então, encaminhados ao 14º Distrito Integrados de Polícia (DIP), onde foram ouvidos pela delegada de plantão, que não verificou a existência de elementos para que os militares fossem presos em flagrante.
Um inquérito policial foi aberto para apurar o caso. “Não é uma abordagem policial do dia a dia que vai nos tirar o foco do trabalho das instituições. Mas o respeito é importante. A Polícia Militar tem 186 anos. A ROCAM é um patrimônio da segurança pública”, finalizou o secretário.

Versão do deputado

Em nota, Amom afirmou que está sendo perseguido após denunciar à Polícia Federal, o suposto envolvimento de membros da alta cúpula da Segurança Pública do Amazonas com organizações criminosas.
“A denúncia à PF, que ocorreu no dia 13 de dezembro de 2023, foi mantida em sigilo por questões de segurança. Nas semanas seguintes, o deputado sofreu ameaças, insinuações e intimidações de diversas vertentes, além de ter sido alvo, junto com a sua companheira, de uma abordagem policial truculenta. Por esse motivo, Amom decidiu trazer a público o caso, como tentativa de se resguardar. Sendo assim, é falsa a afirmativa do secretário de Segurança Pública do Amazonas, Cel Marcos Vinícius, dita em coletiva, de que o deputado fez uma cortina de fumaça”, diz a nota.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.