Manaus, terça-feira 10 de março de 2026
Pesquisar

booked.net

Deputado Felipe Souza destaca leis voltadas à segurança e autonomia feminina

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o deputado estadual Felipe Souza (PRD), reforçou que a valorização das mulheres precisa ir além das homenagens. Para o parlamentar, a data também é um momento de reafirmar o compromisso com políticas públicas que garantam proteção, dignidade e oportunidades para as mulheres do Amazonas durante todo o ano.

Ao longo de seu mandato, Felipe Souza tem apresentado e aprovado leis voltadas à segurança, ao enfrentamento da violência e ao fortalecimento da autonomia das mulheres.

Mais recentemente, duas leis ampliaram o direito à defesa pessoal das mulheres no estado. A Lei nº 7.753/2025 estabelece medidas para garantir o acesso seguro às armas de incapacitação neuromuscular, conhecidas como armas de eletrochoque, como instrumento de legítima defesa. Já a Lei nº 8.071/2026 permite o uso de sprays de extratos vegetais para defesa pessoal feminina.

Outra iniciativa é a Lei nº 6.729/2024, que criou o Selo Tolerância Zero à Importunação, concedido a estabelecimentos que adotem medidas de proteção para mulheres em situação de risco ou vítimas de violência sexual, incentivando ambientes mais seguros em espaços públicos e privados.

De acordo com o parlamentar, essas iniciativas representam avanços concretos na construção de uma sociedade mais segura e justa para as mulheres.

“Essas leis garantem instrumentos de defesa pessoal e reforçam o direito das mulheres de se protegerem. Nosso trabalho é criar leis e políticas públicas que garantam mais segurança, dignidade e oportunidades para todas as mulheres amazonenses”, afirmou Felipe Souza.

Além dessas iniciativas, o deputado também é autor de outras leis voltadas à proteção das mulheres no estado, como medidas de enfrentamento ao feminicídio, garantia de sigilo de dados para vítimas de violência doméstica e ações que incentivam ambientes mais seguros em estabelecimentos públicos e privados.

Segundo Felipe Souza, o objetivo é fortalecer uma rede de proteção que vá além das homenagens do Dia das Mulheres, transformando reconhecimento em políticas públicas permanentes.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.