Manaus, quinta-feira 19 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Deputado Daniel Almeida (Avante) é condenado a indenizar vereador Salazar (PL) por danos morais

Foto: Reprodução/Internet

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

Uma decisão da Comarca de Manaus condenou o deputado estadual Daniel Almeida (Avante) ao pagamento de R$ 20 mil por danos morais ao vereador Sargento Salazar (PL). A sentença foi proferida pelo juiz Jorsenildo Dourado do Nascimento e tem como base publicações feitas pelo parlamentar em junho de 2025. Irmão do prefeito David Almeida (Avante), o deputado rebatia críticas feitas por parlamentares do PL na Câmara Municipal de Manaus (CMM), especialmente por Salazar, que vinha questionando a gestão municipal.

Ao analisar o caso, o magistrado concluiu que as declarações extrapolaram os limites da liberdade de expressão, ainda que apresentadas como questionamentos, atribuindo ao vereador a condição de criminoso.

O juiz também afastou a aplicação da imunidade parlamentar prevista no artigo 53 da Constituição Federal por entender que as manifestações não guardavam relação com o exercício do mandato.

Declarações feitas em 2025

O deputado estadual Daniel Almeida (Avante), irmão do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), utilizou o Instagram para publicar declarações contra o vereador Sargento Salazar (PL), a quem atribuiu a prática de ‘arrochar boca’, expressão associada à extorsão de traficantes de drogas. As manifestações ocorreram em meio a um embate político nas redes sociais envolvendo a Prefeitura de Manaus

Além de questionar a conduta do vereador em legenda publicada na rede social, mencionando supostos processos judiciais, Daniel afirmou em vídeo que Salazar teria sido preso por extorquir traficantes, levantando suspeitas sobre sua atuação como policial.

O deputado já havia sido condenado em setembro de 2025, mas a decisão foi anulada em novembro do mesmo ano por ausência de citação válida para apresentação de defesa. O processo acabou sendo retomado.

Em dezembro, durante a última sessão da Assembleia Legislativa do Amazonas em 2025, Daniel voltou a criticar o vereador Salazar, ao comentar a anulação da primeira condenação, utilizando termos como “criminoso”, “meliante” e “assassino”. Na ocasião, exibiu uma marreta de brinquedo na tribuna, em referência aos vídeos divulgados por Salazar, que também utiliza o objeto em manifestações públicas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.