Search
booked.net
Search
Close this search box.

Deputado bolsonarista exalta participação do avô em unidade do exército nazista na Segunda Guerra

Foto: Reprodução/TV Câmara
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Em discurso com pretensão anticomunista, o deputado federal Paulo Bilynskyj exaltou a participação de seu avô, Bohdan Bilynskyj, na divisão Waffen SS Galizien, uma organização paramilitar de voluntários ucranianos afiliados ao exército da Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. O parlamentar utilizava uma camisa com símbolo da divisão afirmou na tribuna que era “uma grande honra” homenagear suas origens ucranianas – em virtude do Dia Internacional da Vyshyvanka – e fez elogios ao avô por ter lutado pela “liberdade de seu país, invadido por russos comunistas”. Na época, a então União Soviética lutava ao lado dos Estados Unidos, Inglaterra e França contra os nazistas alemães, o império japonês e os fascistas da Itália.

Nas redes sociais, o perfil do Museu do Holocausto no Brasil fez uma correção: “o avô desse deputado federal não estava lutando pela liberdade, e sim pela Waffen SS Galizien, uma divisão da organização paramilitar do Partido Nazista formada por voluntários ucranianos. A SS [Schutzstaffel, literalmente Tropa de Proteção] foi a grande executora do Holocausto, sendo diretamente responsável pelo assassinato de milhões de pessoas”.

“Ao mesmo tempo em que um neto não pode ser considerado responsável pelas ações de seu avô, é inadmissível que a participação deste em uma divisão da SS nazista seja motivo de orgulho”, concluiu o Museu.

Outra organização a repudiar a homenagem do deputado foi a StandWithUs Brasil, organização internacional pró-Israel.

 

Confira o vídeo completo:

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.