Search
booked.net

Deputado Átila Lins pede criação da Universidade Federal do Alto Solimões

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O deputado federal Átila Lins (PSD), por meio de um requerimento de indicação, solicitou ao ministro da Educação, Camilo Santana, a elaboração de estudos e procedimentos para a criação da Universidade Federal do Alto Solimões, com sede em Benjamin Constant.

O parlamentar também cobrou que todas as ações nesse sentido sejam informadas para a Câmara dos Deputados. “É uma medida de extrema relevância para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de conhecimento que atendem às especificidades dessa região”, disse.

De acordo com ele, a região do alto rio Solimões possui particularidades ambientais, culturais e socioeconômicas singulares, demandando a criação de uma instituição de ensino superior voltada para o estudo e a promoção do desenvolvimento sustentável da região.

“Essa universidade terá a missão de contribuir significativamente para o avanço do conhecimento científico e tecnológico relacionado à Amazônia, assim como para a formação de profissionais altamente capacitados para atuar nos diversos setores estratégicos da região”, diz um trecho do documento.

Além disso, diz o deputado, a instituição será um polo de pesquisa voltado para a preservação do meio ambiente, a exploração sustentável dos recursos naturais e a valorização das culturas locais, respeitando as tradições e saberes das comunidades amazônicas.

“A autonomia administrativa, didático-científica e financeira da Universidade Federal do Alto Solimões permitirá a elaboração de currículos flexíveis e adaptados às necessidades regionais, bem como a captação de recursos para investimentos em infraestrutura e laboratórios de pesquisa de ponta”.

Desenvolvimento

Na opinião dele, espera-se que a “criação dessa instituição seja um passo crucial para o desenvolvimento integral e sustentável do alto Solimões, alinhando-se aos objetivos estratégicos de fortalecimento da educação e pesquisa no Brasil”.

“Destacamos que a criação da Universidade Federal do Alto Solimões terá um papel fundamental no desenvolvimento regional, fomentando a pesquisa científica e tecnológica, promovendo a inovação e estimulando o empreendedorismo”, afirmou.

De acordo com ele, a presença de uma universidade atrairá para a região investimentos, empresas e profissionais qualificados, impulsionando a economia local e regional.

*Com informações do BNC Amazonas.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.