Search
booked.net
Search
Close this search box.

Deputado acusado de ordenar sequestro de jornalista é cassado em Roraima

Foto: Divulgação
*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jalser Renier (Solidariedade), teve o seu mandato cassado por 18 votos na sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (28/02). Jalser é acusado de quebra de decoro parlamentar por omissão, ameaça a autoridades públicas e obstrução às investigações sobre o sequestro e tortura do jornalista Romano dos Anjos, crime do qual o parlamentar é apontado como mandante e responde a processo na Justiça.

O relator do pedido de cassação do mandato, o deputado estadual Jorge Everton (sem partido), pediu a dispensa da leitura do relatório, devido ao parecer ser de conhecimento público e estar publicado no Diário Oficial.

“Voto pela perda do mandato por conduta incompatível ao decoro parlamentar. Peço aos deputados que acompanhem o voto pois é clamor social”, pediu Jorge.

O vice-presidente da casa e presidente da sessão, deputado Jânio Xingu (PSB), se absteve de votar pois afirmou que quando inciou seu mandato “disse que nunca cassaria um colega”. Com isso, entre os dezenove parlamentares presentes, dezoito votaram pela perda de mandato de Jalser:

Ângela Águida Portela (PP), Aurelina Medeiros (Podemos), Betânia Almeida (PV), Catarina Guerra (Solidariedade), Chico Mozart (Cidadania), Coronel Chagas (PRTB), Éder Lourinho (PTC), Evangelista Siqueira (PT), Gabriel Picanço (Republicanos), Jeferson Alves (PTB), Jorge Everton (sem partido), Marcelo Cabral (sem partido), Neto Loureiro (PMB), Nilton do Sindpol (Patriota), Renato Silva (Pros), Soldado Sampaio (PCdoB), Yonny Pedroso (Solidariedade) e Tayla Peres (PRTB).

Além do próprio Jalser Renier, faltaram a sessão os deputados Dhiego Coelho (PTC), Lenir Rodrigues (Cidadania), Odilon Filho (Patriota) e Renan Filho (Republicanos).

O deputado Soldado Sampaio afirmou que sempre acreditou em seus colegas, “na justiça dos homens e na justiça divina. Estamos cassando o mandato de um deputado eleito, mas sabemos que ele usou o poder para se proteger. Gostaria que o senhor estivesse presente. Todos os roraimenses sabem quem é Jalser e não temos condições de conviver com isso. Estamos fazendo nossa parte”.

Agora cassado, Jalser será subtituído por seu primeiro suplente, o ex-deputado George Melo.

*com informações de Folha BV

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.