*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
A deputada estadual Débora Menezes (PL) protagonizou um verdadeiro discurso confuso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), nesta terça-feira (17), ao usar um vídeo da ministra da Saúde, Nísia Trindade, para tentar afirmar que o estado não vai receber investimentos para a saúde básica, que é essencial para a estiagem que atinge severamente 60 municípios, e 557 mil pessoas. Mas, ao usar as imagens, a deputada entrou em contradição.
Débora argumentou que os recursos que estão sendo enviados pelo Governo Federal ao Amazonas não são emergenciais, e que sim um repasse de rotina e alegou que a ministra teria garantido recursos apenas para média e alta complexidade, que são cirurgias e procedimentos mais urgentes, o que não se aplicam para a atenção básica de saúde que o interior do estado precisa.
“Ela veio e anunciou investimentos para média e alta complexidade (…), eu estou falando de transplantes, de cirurgias, que são coisas muito importantes, espero que venham inclusive mais recursos, mas não tem nada a ver com a seca, e foi isso exatamente que tentaram emplacar. A verba que ela veio anunciar é regular e não tem nada de emergencial, e aí o Governo Federal nesses desespero, um mês inteiro de inércia, de descaso aqui com o Amazonas, tenta dizer que ela veio por causa da seca, e seca precisa de saúde básica”, afirmou a parlamentar.
Depois disso, a deputada pediu para transmitirem o vídeo da ministra durante o anúncio do repasse de mais de R$ 233 milhões aos 62 municípios do Amazonas. Mas ao apresentar o vídeo, Débora ‘perdeu o time’, e em alguns segundos foi desmascarada por sua própria ‘prova’, porque no final, a ministra da Saúde garantiu que terá investimentos para a atenção básica, e a deputada interrompeu o restante da fala.
Veja: