Search
booked.net

Deputada pede ao STF que afaste Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF

*Da Redação Dia a Dia Notícia 

A deputada federal Daniela do Waguinho (União-RJ), representando o União Brasil do Rio de Janeiro, apresentou uma petição ao Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o afastamento imediato de Ednaldo Rodrigues do cargo de presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A ação judicial aponta para indícios de simulação em um acordo que permitiu a permanência de Ednaldo na presidência, além de graves acusações relacionadas à sua gestão.

A CEFB foi criada em uma reforma estatutária da CBF em 2017 para ser, ao menos em tese, um órgão “autônomo” e de “controle externo” da entidade, baseada no “Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro”.

Na prática, contudo, denúncias contra Ednaldo e sua gestão não têm avançado na comissão, composta por seis membros e presidida pelo advogado Carlos Renato de Azevedo Ferreira. Apesar da “autonomia”, Azevedo recebe salário da CBF — que foi aumentado de R$ 40 mil para R$ 50 mil por Ednaldo em janeiro de 2024, como mostrou o repórter Pedro Ivo Almeida.

No documento à CEFB, a parlamentar do União Brasil do Rio de Janeiro, ex-ministra do Turismo do governo Lula, pede o afastamento provisório de Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF em razão de infrações ao código de ética.

As acusações de Daniela à comissão estão baseadas em suspeitas em torno da assinatura de Antônio Carlos Nunes de Lima, o Coronel Nunes, ex-presidente da CBF, no acordo de cartolas que reconheceu a legalidade da eleição de Ednaldo ao comando da confederação, em março de 2022.

Esse acordo foi homologado por Gilmar em fevereiro, no âmbito da ação em que o ministro havia devolvido a Ednaldo Rodrigues a presidência da CBF, em janeiro de 2024. Em março deste ano, o dirigente foi reeleito, por unanimidade, para um mandato até 2030 na entidade máxima do futebol no país.

A deputada apontou problemas de saúde do Coronel Nunes e afirmou que a assinatura dele no acordo pode ter sido colhida sem que ele tivesse condições cognitivas de fazê-lo. Daniela do Waguinho também citou uma denúncia do vereador carioca Marcos Dias ao Ministério Público do Rio de Janeiro, segundo a qual a assinatura teria sido falsificada.

Disse a Daniela à CEFB, ao pedir o afastamento provisório de Ednaldo e a abertura de investigações sobre ele:

“Está clara, portanto, a necessidade de atuação deste CEFB, uma vez que existem diversas demonstrações de que o Denunciado adotou condutas que representam violações diretas a diretrizes fundamentais do Código de Ética e Conduta do Futebol Brasileiro e que estão prejudicando publicamente o desenvolvimento do futebol nacional”.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.