Search
booked.net
Search
Close this search box.

Deputada Joana Darc é alvo de pedido de investigação no Amazonas

Foto: Montagem/Dia a Dia Notícia
Foto: Montagem/Dia a Dia Notícia

*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia

A deputada estadual Joana Darc (UB) está na mira de um pedido de investigação por quebra de decoro parlamentar, que foi protocolado nesta sexta-feira (14), pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Um abaixo-assinado com mais de 23 mil assinaturas organizado por uma pessoa identificada como ‘Mira Serra’, na plataforma Change.org, no dia 9 de maios de 2023, pede para que a parlamentar seja investigada por “invadir a sede do Ibama em Manaus, transmitir o ato pelas redes sociais, convocar pessoas para manifestação, assediar e ameaçar funcionários, violar bem público, criar fake news sobre remédios e vacinas e prejudicar o tratamento de animais silvestres internados no Cetas” (Centro de Triagem de Animais Silvestres).

As acusações feitas no pedido de investigação se referem ao período em que Joana Darc se dirigiu ao órgão federal, no final de abril deste ano, para tentar intervir na captura da capivara ‘Filó’, estrela da Internet, criada pelo seu então tutor Agenor Tupinambá, influencer que ficou famoso por compartilhar sua vida nas redes sociais; e também por mobilizar seguidores para que dessa forma, Agenor pudesse ter a capivara de volta.

O documento que deve ser enviado à Comissão de Ética da Aleam, Joana teria supostamente cometido “assédio e ameaças contra uma servidora pública federal, produziu vídeos de difamações que foram publicados na Internet”, além de incitar seguidores para irem ao órgão.

“Durante dois dias a deputada se comportou de forma histérica, simulando choro, se ajoelhando no chão, correndo de um lado para o outro, gritando e ameaçando os servidores presentes. […] A agitação dos manifestantes causou estresse aos animais silvestres em situação de quarentena. Um ato repugnante e contrário à ética parlamentar”, diz trecho do documento.

A Comissão de Ética da Aleam deve retomar as atividades em 1° de agosto, e pode dar prosseguimento à investigação por quebra de decoro parlamentar. A comissão é presidida pelo deputado Sinésio Campos, do PT, e tem como vice-presidente Carlinhos Bessa, titulares Abdala Fraxe, Delegado Péricles e Felipe Souza, e suplentes Wilker Barreto, Dr. Gomes e Cabo Maciel.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.