As oitivas da CPI da Saúde, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), serão retomadas nesta sexta-feira, dia 26, conforme foi acordado entre os membros durante reunião nesta quarta-feira, dia 24. Os depoimentos colhidos são de testemunhas no caso da compra de respiradores pelo Governo do Amazonas em uma loja de vinhos.
A comissão retoma os trabalhos após receber duas decisões favoráveis do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), por meio do desembargador Ari Jorge Moutinho, sobre ações impetradas por outros parlamentares.
“Estamos prontos e motivados para, após justa decisão judicial, dar continuidade ao trabalho técnico e isento feito até aqui. A população tem visto todos nossos esforços e transparência no sentido de investigar e divulgar o que de fato resultou no caos que vivemos hoje na saúde do Amazonas. Hoje já aprovamos dois requerimentos e confirmamos as datas para continuarmos a coleta de depoimentos”, afirmou o presidente da Comissão, deputado Delegado Péricles (PSL).
Foram confirmados os depoimentos para a próxima sexta (27) e segunda-feira (30). Entre eles o do ex-secretário de Saúde, Rodrigo Tobias de Souza, e do ex-secretário-executivo da Susam, João Paulo Marques dos Santos.
Na sexta-feira, às 10h, será a vez de João Paulo Marques dar explicações à CPI sobre a compra de 28 respiradores hospitalares pela Susam. Os aparelhos foram adquiridos no modelo errado, o que impediu que fossem usados no tratamento de pacientes com coronavírus.
Na semana passada, durante depoimento do servidor da Susam, Caio Faustino da Silva, ele afirmou que a ordem para comprar os respiradores partiu do ex-secretário-executivo da Susam, João Paulo Marques.
“Queremos ouvir as explicações do ex-secretário sobre os motivos de ele ter trocado o modelo dos respiradores, levando a Susam a comprar aparelhos errados”, explicou o relator da CPI, deputado Fausto Jr.
Na segunda-feira, às 10h, será a vez do ex-secretário-executivo adjunto da Susam, Perseverando Trindade Filho, dar explicações à CPI.
À tarde, a partir das 14h, será a vez do ex-secretário da Susam, Rodrigo Tobias de Souza, ser ouvido pela CPI. Ele chefiava a Susam quando a pandemia do coronavírus chegou ao Amazonas.