Search
booked.net
Search
Close this search box.

Denúncias de crimes contra crianças cresce 47% no Amazonas, mas sofre queda em relação ao período pré-pandemia

*Redação Dia a Dia Notícia

Segundo o registro mais recente da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), o número de denúncias de crimes cometidos contra crianças e adolescentes em março cresceu 47,6% em comparação com fevereiro deste ano. Das 685 denúncias registradas pela SSP, 428 foram sofridas por adolescentes de 12 a 17 anos, e 257 por crianças até 11 anos.

Por outro lado, em relação a março de 2020, quando foram registradas 891 denúncias, o número diminuiu cerca de 23,1%. No ano passado, apenas no primeiro trimestre foram 3.234 denúncias, sendo fevereiro o mês com maior número de ocorrências (1.195). A queda no número de denúncias, no entanto, não significa que os crimes não estão ocorrendo.

“Eu costumo dizer que as crianças precisam que alguém fale por elas, né? Diferente da violência doméstica cometida contra mulher, que é uma pessoa adulta, que por si só pode pegar um telefone, ligar, pedir ajuda, pode se dirigir delegacia, a criança quanto menor ela é, mais é impedida de fazer isso sozinha”, afirma a delegada Joyce Coelho, da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca).

Polícia Civil do Estado do Amazonas - Polícia Civil prende homem por estupro de vulnerável ocorrido em 2005, na zona norte da capital

Ao Dia a Dia Notícia, a delegada explicou que a suspensão de aulas presenciais por conta pandemia dificulta o recebimento de denúncias, principalmente de violência cometida contra crianças consideradas vulneráveis, até os 14 anos.

“A gente tinha uma grande parceria nesse tipo de denúncias nessa faixa etária com as escolas. Infelizmente muitas ainda estão fechadas, as aulas ainda não retornaram presencialmente e isso afeta, sim, o número de denúncias. Que só vai ser normalizado quando a situação também for normalizada”, afirma a delegada.

Crianças transmitem pouco a covid-19 na escola, diz estudo | Exame

Entre crianças até 11 anos, o crime com mais ocorrência foi o de maus tratos. De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, maus tratos são todas as ações que envolvem “submeter criança ou adolescente sob sua autoridade, guarda ou vigilância a vexame ou constrangimento”. Outros crimes recorrentes contra essa faixa etária são de estupro de vulnerável e abandono.

Já entre os adolescentes de 12 a 17 anos, roubo foi o crime mais denunciado em março, seguido por lesão corporal e furto. Ameaça e injúria, que são crimes de ofensa à honra, também são bastantes denunciados pelos jovens. Uma perspectiva mais real sobre os crimes contra menores de idade só poderá ser concluída após o período da pandemia e a volta das atividades sociais regulares.

“Eu acredito que toda essa demanda reprimida durante esse tempo de isolamento social ela vai vir à tona e vai revelar aí, infelizmente, um grande número de violência metida contra crianças e adolescentes”, declarou.

Denuncie

No Amazonas, a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) é responsável pela investigação de crimes contra menores de idade. Denúncias podem ser feitas por meio dos números (92) 3656-7445, Disque 100 (Direitos Humanos) ou 181, o disque-denúncia da SSP-AM.

Se preferir, o denunciante pode ir presencialmente até a sede da Depca, localizada na avenida Via Láctea, Conjunto Morada do Sol, no bairro Aleixo, zona centro-sul da capital.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.