*Da Redação Dia a Dia Notícia
O delegado Jorge Arcanjo, da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), foi afastado do cargo após ser alvo da Operação Indignos, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia com ações simultâneas no Amazonas, São Paulo, Ceará e Paraná, na quinta-feira (9). A ação visava combater uma organização criminosa envolvida em extorsão mediante sequestro, morte, tráfico de entorpecentes e lavagem de capitais.
Jorge Arcanjo estava lotado no 74º Distrito Integrado de Polícia (DIP) de Borba, interior do Amazonas. Segundo a PC-AM, durante a operação ele recebeu a ordem judicial que determinava o afastamento do cargo.
Não há informações sobre o cumprimento de mandatos contra o delegado, nem de que forma ele atuava no grupo criminoso.
De acordo com o delegado geral, Bruno Fraga, os crimes cometidos por Jorge Arcanjo ocorreram na Bahia, antes dele ser nomeado delegado de Borba. Fraga informou que, assim que ciente das informações repassadas pela Polícia Civil da Bahia, determinou o afastamento do delegado imediatamente.
“Cumpriu uma ordem judicial contra um delegado de polícia, aprovado no último concurso da PC-AM, por suspeita de prática criminosa cometida antes da nomeação ao cargo, em 2023, no estado da Bahia. As investigações ocorreram de forma sigilosa pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais da Polícia Civil da Bahia até o cumprimento do mandado”, diz nota da PC-AM.
*Com informações do g1