Search
booked.net
Search
Close this search box.

Mais de 1 mil denúncias de desvios de verbas, peculato, entre outros, foram registradas na Delegacia de Combate à Corrupção no AM

*Da Redação Dia a Dia On-line

A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) já recebeu mais de mil denúncias, a maioria do interior do Estado, desde outubro deste ano, quando foi inaugurada. De acordo com as informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), as denúncias mais frequentes são desvio de verba pública, peculato e corrupção passiva. A secretaria informou ainda que as denúncias estão passando por um processo de Verificação de Procedência da Informação.

A unidade, criada sob a Lei nº 5.211/2020, é responsável pela investigação, repressão e prevenção de crimes de corrupção praticados contra a administração pública, nas esferas estadual e municipal.

Uma das denúncias apresentadas à unidade policial resultou na prisão de um ex-funcionário público que, segundo as investigações, cobrava propinas em faturas emitidas no fornecimento de urnas funerárias de serviço público. A denúncia desencadeou na Operação ‘Máfia dos Caixões’, Maronilson Barros Monteiro, conhecido como ‘Mauro’, foi preso por se prevalecer da função que exercia, em uma secretaria municipal, para fazer cobranças indevidas de valores a empresários que forneciam urnas para a respectiva secretaria.

Segundo o titular da unidade, delegado Guilherme Torres, entidades também têm procurado a delegacia para registrar denúncias contra fiscais.

“A entidade (CDL) procurou a Especializada para informar que existem, nas lojas, uma situação onde fiscais solicitam vantagem indevida para não multar os lojistas”.

Orientação

A Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Deccor) é nova, foi inaugurada no dia 05 de outubro. Para incentivar as denúncias as equipes tem feito ações de orientação à população.

Na última terça-feira, dia 24, os policiais realizaram uma caminhada de conscientização, no bairro Centro, zona sul da cidade, para incentivar os lojistas a denunciarem quaisquer atos praticados por fiscais que envolvam vantagens indevidas no exercício de suas respectivas funções. A ação ocorreu em cerca de 30 lojas.

O titular da Deccor, delegado Guilherme Torres, destacou que a ação é uma parceria com a Câmara de Dirigentes de Lojistas (CDL). As denúncias podem ser feitas pelo disque denúncia (3216-7304), (92) 99450-1929 e o 181.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.