Search
booked.net
Search
Close this search box.

Defesa Civil reforça acessibilidade de passageiros no local de desabamento das pontes da BR-319

Foto: Tácio Melo/Secom
*Da Redação Dia a Dia Notícia

Há quase um mês a Defesa Civil do Estado vem aprimorando a acessibilidade dos passageiros nas áreas afetadas pelo desabamento das pontes da BR-319. Ao todo, seis embarcações foram disponibilizadas, sendo duas para travessia Ceasa/Porto Careiro da Várzea; duas para a travessia do Rio Curuçá; e duas para a travessia Rio Autaz Mirim.

De acordo com a tenente Edielle Palma, da Defesa Civil, o Governo do Amazonas vem auxiliando com as estruturas de tendas para abrigo das equipes que trabalham no local e dos moradores que precisam realizar a travessia.

“Nós estamos no trabalho diário com duas equipes. E a nossa principal função é dar apoio na travessia que está sendo feita nas nossas embarcações, diante da ocorrência no Curuçá e Autaz Mirim. As nossas equipes se dividem nos dois pontos fazendo o levantamento do quantitativo de pedestres e, também, apoiando e orientando as pessoas no embarque e desembarque, além da organização geral”, explicou.

A servidora pública, Jeissimara Freire, de 42 anos, que estava vindo do município de Autazes para uma consulta médica em Manaus, relata que o trabalho de apoio dos órgãos tem sido essencial nesse momento delicado e dificultoso.

“A gente vem de uma viagem tão cansativa e preocupante, então chega aqui, eles acolhem a gente. Além de ser uma economia para o nosso bolso, porque a travessia é gratuita. Então, o serviço de todos os órgãos de apoio tem sido essencial. Apesar desse acidente, com a ajuda do Governo, nós estamos conseguindo atravessar com segurança”, disse.

Fiscalização

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) segue auxiliando no serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros.

De acordo com o diretor-presidente da Arsepam, João Rufino, a agência vem recebendo várias denúncias de preços abusivos, e com isso, uma das principais preocupações do órgão é coibir a cobrança abusiva no preço da passagem. Ele explica que estão trabalhando, desde o início do desabamento da primeira ponte, na organização do transbordo dos passageiros.

“Houve algumas denúncias, nós tivemos aqui, no sábado, conversando com alguns operadores, juntamente com o apoio da Polícia Rodoviária Federal. E vai ser publicado no Diário Oficial, uma portaria dos valores desses seccionamentos para que nenhum passageiro seja prejudicado nesse momento tão delicado”, ressaltou.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.