*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Defesa Civil do Amazonas emitiu, na manhã desta terça-feira (11), dois alertas meteorológicos devido à previsão de fortes chuvas na Região Metropolitana de Manaus. Os comunicados indicam possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com risco de alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos em áreas vulneráveis.
De acordo com o Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa), imagens do radar meteorológico do Censipam mostram a formação de extensas áreas de instabilidade sobre Manaus e municípios vizinhos, como Iranduba. O primeiro alerta, de nível moderado, aponta chance de descargas elétricas, rajadas de vento e acúmulo de precipitação significativa.
O segundo alerta, classificado como de nível alto, chama atenção para o risco de enxurradas em áreas urbanas com declividade acentuada, onde o escoamento da água ocorre de forma concentrada e veloz. A Defesa Civil informou que foram registrados 23,2 mm/h de chuva no bairro Puraquequara e 22,56 mm/h no bairro Mauazinho, volumes considerados altos para curto intervalo de tempo.
A previsão do tempo para esta terça-feira (11), em Manaus, indica céu parcialmente nublado a encoberto, com possibilidade de chuva durante todo o dia. As temperaturas variam entre 26 °C e 32 °C, e a umidade relativa do ar pode chegar a 95%. A qualidade do ar foi classificada como moderada.
A Defesa Civil orienta que, em caso de emergência, a população entre em contato pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 199 (Defesa Civil Municipal). O órgão também reforça a importância de seguir as recomendações das equipes locais e de evitar áreas de risco durante as chuvas intensas.
