Search
booked.net
Search
Close this search box.

Defesa Civil alerta que níveis dos rios em calhas do Amazonas estão muito abaixo do esperado

Foto: Bruno Kelly/Reuters
Foto: Bruno Kelly/Reuters

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

O nível dos rios em todas as calhas do Amazonas está muito abaixo do esperado, com duas calhas já em processo de descida. A informação foi divulgada nesta terça-feira (21) pelo secretário-executivo da Defesa Civil do Amazonas, Cel. BM Francisco Máximo, que destacou a preocupante tendência de descida dos rios, indicando uma possível seca mais severa que a de 2023.

Por conta desse comportamento dos rios antes mesmo do período de estiagem, o coronel Máximo alertou a população sobre o consumo racional de alimentos, água, energia e combustível para evitar o desabastecimento. Segundo o titular da Defesa Civil, já houve um alerta para 90 instituições do estado, entre elas a indústria, para que haja uma preparação para o período mais crítico da estiagem.

“Nós precisamos consumir de forma racional e evitar desperdícios dos recursos disponíveis, e aí eu me refiro a alimento, energia, água, combustível. Temos que ser racionais, porque, com o nível dos rios baixando, as empresas que fornecem esses recursos também terão dificuldade no tratamento e, consequentemente, na distribuição”, alertou o secretário da Defesa Civil.

Máximo mostrou o comportamento atual das bacias hidrográficas do estado e afirmou que os níveis atuais dos rios estão muito abaixo do esperado em comparação ao mesmo período dos anos de seca histórica. Nas calhas do Juruá e Purus, segundo ele, os rios já estão em processo de descida.

Para se ter uma ideia, atualmente, o nível do Rio Negro já está 1,76 m abaixo do que no mesmo período de 2023, conforme mostrou o titular da Defesa Civil. No Solimões, o nível dos rios também está mais de 1 metro abaixo em comparação às secas de 2023 e 2010, segundo Máximo.

“Ano passado vivemos uma estiagem muito severa, portanto, nós precisamos, com as lições aprendidas no ano passado, aprimorar essa preparação e, juntos, desenvolver ações que possam garantir a proteção civil”, disse.
“Neste momento, estamos falando que há, sim, uma probabilidade altíssima de termos uma estiagem, e o que foi falado vem ao encontro desse anseio de proteger a população e levar recomendações necessárias para que todos nós estejamos preparados para essa estiagem severa”, completou Francisco Máximo.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.