Search
booked.net

Defensoria Pública pede providências para evitar colapso por Covid-19 no interior do Amazonas

Foto: Divulgação / DPE-AM

Em decorrência do aumento de casos de Covid-19 e registro de mortes pela doença em São Gabriel da Cachoeira, a Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e o Ministério Público do Amazonas (MPE-AM) recomendaram ao município e ao Procon municipal que adotem medidas rígidas e efetivas de fiscalização de eventos para evitar um novo colapso de saúde pública.

A iniciativa visa conter a disseminação da Covid-19, principalmente, em locais que concentram grande quantidade de pessoas, tais como festas, reuniões em espaços públicos ou privados, clubes e condomínios, boates, casas de shows, entre outros, sobretudo, no período noturno.

A recomendação destaca que foram notificados 115 novos casos de pessoas infectadas por Covid-19 no município, entre os dias 1° e 4 deste mês, conforme Boletim Epidemiológico Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP). Os dados revelam que existem, atualmente, 112 indígenas infectados pelo vírus na região do Alto Rio Negro, sendo que o município voltou a contabilizar, nas últimas semanas epidemiológicas, óbitos e internações graves por Covid-19.

A indicação considera a existência significativa de população sem documentos, inclusive, migrantes e indígenas, que não obtiveram acesso à vacinação em razão de não serem inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas ou não terem documentos de regularização da permanência no Brasil. Segundo a recomendação, em levantamento realizado em 2020 pela Secretaria de Assistência Social do Município de São Gabriel da Cachoeira, foram identificados mais de 800 imigrantes residentes no município.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.