*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Dois dias depois de Carlos III ter sido proclamado novo monarca do Reino Unido em uma cerimônia solene realizada no sábado passado no Palácio de St. James, seu filho, o príncipe Harry , enviou uma declaração oficial em memória de sua avó, Elizabeth II, que morreu em 8 de setembro aos 96 anos. O duque de Sussex divulgou uma nota em que expõe muito emocionalmente suas memórias com o falecido monarca e está muito grato pelo momento em que conheceu “sua querida esposa”, Meghan Markle , e abraçou “seus amados bisnetos”, seus filhos Archie e Lilibet. As informações são do site Hola!.
O príncipe Harry quis homenagear a memória de sua “avó”, como ele carinhosamente se refere a ela, e elogiou seus “bons conselhos”, seu “sorriso contagiante”, além de ter sido “uma bússola” para tantas pessoas durante seu compromisso com o serviço e o dever. Nesta sincera declaração, ele não esqueceu seu pai, a quem queria homenagear em seu novo papel como o novo monarca do Reino Unido, nem seu falecido avô, Filipe de Edimburgo , falecido em abril de 2021 : “Também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora , e juntos em paz.”
Veja na íntegra da declaração abaixo:
“Enquanto celebramos a vida de minha avó, Sua Majestade a Rainha, e lamentamos sua perda, todos nos lembramos da bússola que ela foi para tantos em seu compromisso com o serviço e o dever. Ela era admirada e respeitada em todo o mundo. Sua graça e dignidade inabalável permaneceu verdadeira ao longo de sua vida e agora seu legado eterno Façamos eco das palavras que ela disse após o falecimento de seu marido, o príncipe Philip, palavras que agora podem trazer conforto para todos nós: despedidas finais, bem como os primeiros encontros’.
Vovó, enquanto esta despedida final nos traz grande tristeza, serei eternamente grato por todos os nossos primeiros encontros , desde minhas primeiras lembranças de infância com você, até conhecê-lo como meu comandante em chefe, até o primeiro momento em que você conheceu minha querida esposa. e abraçou seus queridos bisnetos. Agradeço esses momentos compartilhados com vocês e muitos outros momentos especiais. Você já faz muita falta, não apenas nós, mas o mundo inteiro. E no que diz respeito às primeiras reuniões, agora homenageamos meu pai em seu novo papel como rei Carlos III.
Obrigado pelo seu compromisso com o serviço.
Obrigado pelo seu bom conselho.
Obrigado pelo seu sorriso contagiante.
Nós também sorrimos sabendo que você e o vovô estão reunidos agora, e ambos juntos em paz . ”
Esta declaração oficial do príncipe Harry surge dois dias depois de os novos príncipes de Gales e os duques de Sussex protagonizarem a imagem da reconciliação às portas do Castelo de Windsor para agradecer as dezenas de flores e homenagens que os britânicos deixaram em memória de Elizabeth II .

Uma fonte do Palácio de Kensington informou, segundo o site Hola!, que foi o duque da Cornualha e Cambridge quem convidou o irmão e a cunhada para se juntar a eles nesta turnê, deixando para trás as diferenças que os separam.