*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Os novos deputados federais já estão definidos. Quatro se reelegeram e outros quatro ocupam o cargo pela primeira vez. O mais votado foi Amom Mandel (Cidadania), com apenas 21 anos. Contudo, o que acontece se ele precisar deixar o cargo? O suplente do partido o substitui. O mesmo vale para todos os deputados federais, caso deixem suas cadeiras na Câmara por qualquer motivo.
Após a distribuição das cadeiras aos mais votados dos partidos e também das sobras, os outros candidatos com menos votos ficam na condição de suplentes. Dois deputados da atual legislatura não se reelegeram, mas ficaram como suplentes: Marcelo Ramos (PSD) e Delegado Pablo (União).
Caso algum dos parlamentares da nova legislatura deixe o cargo, seus suplentes mais votados ficam no lugar. Confira quem são eles:
Cidadania
Amom Mandel concentrou praticamente todos os votos do Cidadania, o que impediu o partido de fazer mais um deputado federal. Com isso, o segundo mais votado da legenda foi o levantador de toadas Israel Paulain, que recebeu apenas 14.850 votos, quase vinte vezes a menos que Amom. Ainda assim, poderá substituir Mandel como deputado federal, caso Amom deixe a cadeira vaga.
PL
Segundo mais votado, mas com menos votos no partido, Alberto Neto (PL) ficou com uma das cadeiras que sobraram na Câmara Federal. Caso deixe seu cargo, o suplente da vaga seria o ex-senador Alfredo Nascimento, que recebeu 46.760 votos, se tornando o segundo mais votado do partido.
União Brasil
No União Brasil, Saullo Vianna foi eleito pelos votos do partido, enquanto Fausto Júnior foi puxado pelas sobras eleitorais. Caso um dos dois deixe o cargo, o suplente seria o ex-deputado Pauderney Avelino, terceiro mais votado da legenda do governador Wilson Lima. Delegado Pablo, o quarto mais votado do partido, só poderia assumir uma cadeira caso Saullo e Fausto deixassem os cargos.
Republicanos
Pelo Republicanos, foram eleitos os deputados Silas Câmara e Adail Filho. Caso um dos dois deixe a Câmara Federal, o suplente seria o vereador de Manaus João Carlos. Se ambos deixassem de ser deputados federais, o vereador Rodrigo Guedes assumiria uma das cadeiras ao lado de João Carlos.
PSD
Reeleitos, os deputados federais Átila Lins e Sidney Leite podem ser substituídos, em caso de deixarem os cargos, pelo deputado Marcelo Ramos, atual ocupante do PSD na Câmara, mas que não obteve votos suficientes para conquistar uma cadeira própria na nova legislatura. Terceiro mais votado do partido, Marcelo pode subir à condição de deputado federal mais uma vez caso Átila ou Sidney precisem deixar o cargo. A quarta mais votada da legenda, Delegada Débora Mafra, só assumiria uma cadeira caso tanto Átila quanto Sidney deixassem os cargos vagos.