O Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Estado (Sinepe-AM) informou que pelo menos 80% das escolas particulares de Manaus iniciaram suas aulas de forma on-line nessa segunda-feira (1). O restante das instituições particulares deve retomar as atividades, também de forma remota, na semana que vem.
No ano passado, após enfrentar o primeiro colapso na saúde por conta da Covid-19, nos meses de abril e maio, Manaus foi a primeira cidade do país a reabrir escolas, voltando a receber alunos presencialmente.
Na época, algumas medidas foram adotas para o retorno presencial, como rodízio semanal entre alunos, distanciamento mínimo de 1,5m entre as carteiras ocupadas; tapete para higienizar sapatos e escudo facial, entre outras.
O ensino on-line levou alunos e professores a uma nova rotina. Novos métodos para elaboração de conteúdo e ensino precisaram ser pensados.
Na rede municipal de ensino, a previsão é que as aulas retornem no dia 18 deste mês. Na rede estadual, ainda não há previsão. O Governo do Amazonas determinou que o retorno das aulas seja 100% remoto.