*Da Redação Dia a Dia Notícia
Dois projetos de autoria do deputado Dan Câmara, que tornam a saudação “A paz do Senhor” e o brado “Selva” patrimônios imateriais do Amazonas, foram aprovados nesta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Os textos seguem agora para sanção do governador Wilson Lima.
Antes de serem aprovados no plenário, os dois projetos receberam parecer favoráveis das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Assuntos Econômicos; e de Cultura e Economia Criativa.
O deputado é coronel da Polícia Militar e irmão de donos da igreja Assembleia de Deus. Ele fundamenta os dois projetos como patrimônio cultural da natureza imaterial do Amazonas.
Sobre a saudação religiosa, o parlamentar usa como justificativa o número de brasileiros pertencentes à comunidade evangélica.
“Um dos costumes mais conhecidos dos evangélicos é o de se cumprimentar de uma maneira peculiar com a expressão ‘A paz do Senhor Jesus’. A saudação ‘A paz do Senhor Jesus’ é uma tradição cristã”.
Já a saudação “Selva!”, Dan Câmara escreveu em seu projeto que trata-se de uma linguagem criada no Amazonas. Segundo o projeto, o criador do tratamento foi o coronel Jorge Teixeira, militar do Exército e primeiro comandante do Centro de Instruções de Guerra da Selva (Cigs), sediado em Manaus.
Além disso, ele foi prefeito de Manaus nomeado em 1973 e governador de Rondônia de 1979 a 1985.