Manaus, domingo 1 de fevereiro de 2026
Pesquisar

booked.net

David Almeida tem que ‘calçar sandália da humildade’ na comunicação, analisa especialista

*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia

O professor e especialista em marketing Bruno Rodrigues avaliou que o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), precisa “calçar sandália da humildade” se quiser melhorar sua comunicação com a população da capital. Segundo ele, 90% do ajuste depende do próprio prefeito, e os outros 10% podem ser resolvidos pela equipe, que conseguiu evoluir tecnicamente a interação do gestor, mas ele ainda possui “fixação em se meter em problema desnecessário”.

Segundo Bruno, que também já analisou a comunicação do senador Omar Aziz (PSD) e da empresária Maria do Carmo (PL), ambos pré-candidatos ao governo estadual, a comunicação de David Almeida evoluiu muito na parte que depende da equipe do prefeito, como uso de frases-gancho nos vídeos e enfrentamento de temas críticos. No entanto, o problema está no acabamento, que depende somente de Almeida.

“Se eu fosse da comunicação do David Almeida, meu maior cuidado seria um só:
parar imediatamente de ser um político “ponta solta”. Ponta solta é quando o conteúdo é bom, mas sobra interpretação.
Quando a fala resolve o agora e cria problema depois.
E na política, ponta solta nunca fica solta.
Alguém puxa”, disse.

O especialista aponta que a rejeição detectada nas últimas pesquisas ao nome do prefeito de Manaus está principalmente na memória do eleitor em relação aos acontecimentos ocorridos em 2025: a viagem ao Caribe, a promessa de 10 mil ruas consertadas pelo Asfalta Manaus que não foi cumprida e a sequência de empréstimos altíssimos feitos pela gestão municipal.

“Esses temas não somem porque não são citados. Eles voltam pela boca da oposição. Se eu fosse da comunicação do David, eu, faria conteúdos exclusivamente para reduzir rejeição. Não para viralizar, não para engajar, mas para desarmar memória negativa”, orientou.

Bruno Rodrigues enfatizou que David Almeida precisa “calçar a sandália da humildade” e reposicionar sua imagem. Para ele, o prefeito tem um time forte, boa estrutura, recursos e capacidade de execução, com 90% de todos os problemas devendo ser ajustados pelo próprio prefeito, “os outros 10% o time resolve”.

Nos bastidores, o prefeito de Manaus é cotado como pré-candidato ao governo do Amazonas, o que levou a um rompimento com o senador Omar Aziz, de quem recebeu apoio para a reeleição em 2024 e havia prometido apoio na disputa pelo cargo de chefe do Executivo estadual em 2026. No entanto, sua rejeição, resultado dos erros cometidos ao longo dos últimos cinco anos, gera um entrave nessa possibilidade.

LEIA MAIS

Apoiado por Omar em 2024, David Almeida não garante apoio ao senador em 2026
Nova pesquisa coloca David Almeida entre os prefeitos mais rejeitados do país
Após índice de 70% de reprovação, David Almeida afirma: ‘Não precisamos agradar a todos’

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.