*Lucas dos Santos – Especial para Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), poderá ser alvo de duas comissões parlamentares de inquérito (CPIs) para investigar os investimentos no programa Asfalta Manaus. Os pedidos ocorrem após a morte de uma jovem em um acidente de trânsito provocado por um buraco na avenida Djalma Batista.
Os autores das propostas foram o vereador Rodrigo Guedes (PP), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), e o deputado estadual Delegado Péricles (PL), na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). O deputado policial já fez um requerimento formal para abrir a CPI, tendo como objeto os R$ 181 milhões destinados pelo governo do Amazonas ao Asfalta Manaus.
“O que estamos vendo é um verdadeiro descaso com a vida da população. Estamos falando de quase R$ 200 milhões. Dinheiro público que deveria ter melhorado as ruas da cidade, mas até agora só gerou crateras, acidente e mortes. Manaus nunca esteve tão esburacada como agora. A situação chegou ao limite do inaceitável”, disse.
Marido se despede de esposa e filha vítimas de acidente causado por buraco na Djalma; Mãe pede justiça: ‘se prepare prefeito‘
Deputados estaduais trocam acusações após morte de grávida em buraco na Djalma Batista em Manaus
Segundo Péricles, o requerimento já conta com sete das oito assinaturas necessárias para que a CPI seja protocolada na Assembleia. Além do próprio, assinaram os deputados Adjuto Afonso (União), Cristiano D’Angelo (MDB), Rozenha (PMB) Sinésio Campos (PT), Wanderley Monteiro (Avante) e Wilker Barreto (Mobiliza).
Na Câmara Municipal, o vereador Rodrigo Guedes informou que também protocolará um requerimento de CPI na casa. O objeto da investigação serão os recursos utilizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) oriundos dos empréstimos aprovados pela casa. O parlamentar também criticou o vice-prefeito Renato Júnior (Avante), titular da Seminf.
“Ele age como aquele menino gordinho, dono da bola. Se não colocar ele no time, ele não deixa ninguém jogar. Quando a gente pede, ele não atende, porque não é da patotinha dele”, afirmou.
